19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Tacuru: IV jogos Indígenas do MS foi um sucesso

2007-06-19 13:05:37

      Índios de quatro etnias participarão dos IX Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul, que foi realizados no município de Tacuru.O evento promovido através da Fundesporte (Fundação de Desporto e Cultura de Mato Grosso do Sul), que conta com o apoio da Prefeitura de Tacuru e da Funai (Fundação Nacional do Índio), o evento que começou na última terça-feira, dia 12, conta com a participação de 450 índios das etnias do Guarani, Kaiowa, Terena e Kadiwéu. Os jogos foram realizados no Estádio Municipal Aurélio Jesus Perin, que passou por uma reforma entre elas a construção de uma pista para corrida, arquibancadas, gramado, vestiário, alambrados, a disputa entre as equipes, femininas nas denominadas modalidades, futebol de sete aconteceu no clube dos servidores públicos municipais.


     Durante todo o dia as disputas de Voleibol e Futebol de Salão foi realizadas em período diversos no ginásio municipal e na escola Cleto. No sábado, dia 16, acontecem às competições de atletismo no estádio municipal com corridas de 100/400/500 metros. Também foram realizadas, as competições de arco e flecha, lança, cabo da paz payaka, a competições de natação canoa e pescaria que foi realizadas no Rio Puytã próximo a Tacuru.


     Na noite de sábado acontece no Ginásio Mancini e Lopes as apresentações culturais de cada etnia e o Concurso da Garota Indígena 2007. As semi-finais do vôlei misto e também do futsal masculino, as finais foram realizadas no domingo de manhã.


     No cerimonial de encerramento o prefeito Cláudio juntamente com a Secretária Municipal de Educação Esporte e Cultura de Tacuru, Márcia Regina Cardoso Norbutas,e o diretor de esporte Veronil Geraldo e outras autoridade realizarão entre de várias premiações.


    Os IX Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul superaram a expectativa com a participação do público em todos as modalidades, e das comunidades indígenas do estado, segundo a Secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura de Tacuru, Márcia Regina Cardoso Norbutas,


    Participaram mais 450 atletas de quatro etnias, dividida em 15 equipes que disputam várias modalidades, como futsal, basquete, vôlei, futebol de campo e futebol suíço.E ainda outras modalidades específicas para os índios como as competições de arco e flecha, lança, cabo da paz payaka, as competições de travessia a nado e pescaria estiveram presente nas competições, as equipes dos municípios de Paranhos, Eldorado, Japorã, Amambaí, Dourados, Sidrolândia, Anastácio, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Nioaque, Porto Murtinho e Bonito.


     Este foi mais um evento que teve o apoio total da administração Tacuru no Caminho Certo, onde funcionários de todos os setores se empenharão em realizar uma grande festa.Em 6 dias de jogos a comissão organizadora teve a sua disposição todo o setor administrativo e funcional do município e todos empenhado em realizar um grande trabalho, o esforço de cada um foi gratificante ao termino do evento, uma realização que não deixou nada a desejar.


    Segundo o prefeito Cláudio Rocha Barcelos os.objetivos foram alcançados, ou seja trazer a comunidade Tacuruense uma realização a nível de estado, garantir o esporte a sociedade indígena levando a eles todo respeito e consideração com suas culturas e tradições.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete