26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ponta Porã:Mestrandos da UFGD conhecem cultura fronteiriça

2007-06-16 08:34:37

Um grupo composto por quinze alunos que fazem mestrado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordenados pelo professor de Geografia, Jones Dari Goettert, estiveram nesta sexta-feira (15) em Ponta Porã, com a finalidade de conhecer as peculiaridades econômicas, políticas, culturais e religiosas que envolvem a convivência entre brasileiros e paraguaios.
 

Pela manhã, o primeiro contato foi com o padre Miguelito, da Igreja Matriz São José, onde obtiveram informações a respeito do catolicismo dos dois lados da fronteira – Ponta Porã (Brasil) e Pedro Juan Caballero (Paraguai). Na parte da tarde, o grupo foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), que proferiu palestra no plenário do Legislativo.
 

O parlamentar falou sobre a convivência harmônica entre brasileiros e paraguaios e discorreu sobre o Parlim (Parlamento Internacional Municipal), instituição criada a partir de sua iniciativa em 1997 e que originou o livro ‘Parlim – Um Projeto de Integração’. Marcelino foi ‘sabatinado’ durante a palestra para explicar a influência das culturas, intercâmbio de línguas, a música e o folclore fronteiriços.
 

“Viemos tentar entender as relações que envolvem as duas cidades, que Brasil é esse, inclusive a criação e a prática do Parlim, para sabermos como as pessoas pensam e vivem a fronteira”, explicou o professor Jones Goettert. A agenda dos mestrandos incluiu também uma visita à Prefeitura de Ponta Porã, um recorrido ao percurso da linha internacional e entrevistas com as pessoas que trabalham na divisa.
 

O coordenador ponderou que neste sábado o grupo segue para Bela Vista, que faz divisa com a cidade paraguaia de Bella Vista Norte. “Na seqüência queremos fazer uma comparação entre estas fronteiras”, disse Goettert. Ele explicou que no grupo existem alunos de São Paulo, Paraná e Tocantins “que não tinham conhecimento das peculiaridades de cidades fronteiriças”, afirmou.
 

O professor considerou de extrema importância a experiência e garantiu que esta não deve ser a única visita que farão à fronteira. Já o presidente da Câmara ficou feliz em poder repassar informações sobre a convivência fronteiriça e também sobre a influência da cultura de ambos os lados. Ele autografou exemplares do livro Parlim para os visitantes e disse que o Poder Legislativo está de portas abertas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete