26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Caarapó mantém-se em dia com o meio ambiente

2007-06-16 04:34:37

A administração municipal de Caarapó tem procurado implementar projetos de desenvolvimento em sintonia com a preservação ambiental. Questões como o destino final do lixo urbano têm sido tratadas com seriedade, de modo a garantir o equilíbrio da natureza.

A cidade de Caarapó produz diariamente cerca de 12 toneladas de lixo, que vão para a usina de processamento. Desse total, 56% é composto de matéria orgânica, 30% não tem aproveitamento e 14% são materiais recicláveis, como vidro, papel, plástico, osso, metais e madeira.

Clodoaldo Pereira dos Santos, gerente da empresa que administra a usina, explica que o lixo orgânico é transformado em adubo e entregue à prefeitura. “O adubo orgânico é utilizado na urbanização dos canteiros centrais das avenidas, em hortas escolares, na horta municipal e em projetos ambientais”, esclarece. O material reciclável é vendido para indústrias do ramo, enquanto o rejeito vai para o aterro sanitário controlado.

O gerente da usina explica ainda que a separação, a qualificação, a compostagem e a destinação final do lixo são feitas de acordo com a legislação sanitária e ambiental.

“Precisamos fazer a nossa parte, o futuro do planeta Terra depende das nossas ações hoje”, argumenta o prefeito Mateus Palma de Farias. “Temos que ter consciência de que o desenvolvimento deve estar em sintonia com o equilíbrio ecológico e a humanidade precisa caminhar nesse sentido, de modo a garantir um lugar aqui para as futuras gerações”, pondera, acrescentando que “precisamos contribuir para a preservação da

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete