33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Disputa política gera conflito indígena em Tacuru

2012-09-24 16:45:00

Cesar Moura

Neste final de semana a aldeia Sassoró localizada no município de Tacuru, foi palco de um confronto entre índios e cabos eleitorais que disputam as eleições na cidade.

Segundo informações de lideranças indígenas a sensação de insegurança dentro da aldeia é grande e as autoridades locais não têm autonomia de intervenção já que a aldeia é território federal, ainda segundo informações durante confronto do último final de semana, grupos que defendem candidaturas a prefeitura teriam se encontrado dentro da aldeia e teria começado uma confusão generalizada envolvendo também lideranças indígenas que fazem parte destes grupos.

Na noite do último sábado (22) um carro e uma arma foram apreendidos pelos próprios índios que fazem a segurança na entrada da aldeia, durante abordagem Eder Tavares Nogueira de 26 anos, foi bastante agredido.

As informações dão conta que ele teria furado um bloqueio dos índios durante a noite e isso teria sido a causa das agressões. Outro homem que também estava no veiculo conseguiu fugir do ataque.

O vereador indígena Ezaul Martins (PSB) falou a na manhã dessa segunda-feira (24) que, “Esperamos uma providência das autoridades em favor do povo indígena que em época de eleição fica sendo alvo dos candidatos” disse ele.

Segundo informações, lideranças indígenas e representantes deveriam se reunir ainda nesta segunda para estabelecer normas que definam o fechamento da aldeia até as eleições.

Recentemente um documento foi assinado pelas lideranças e a Justiça Eleitoral, ficando claro que todos poderiam pedir votos dentro da aldeia durante o dia e que, durante a noite somente até as 19 horas, conforme acordo que segundo o vereador não foi cumprido por nem um dos partidos.

“Esperamos pela manifestação da Justiça e esperamos que a decisão do nosso povo seja respeitada”. Concluiu o vereador

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete