14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Itaquiraí deve ganhar uma usina

2007-06-12 20:29:37

Os vereadores de Itaquiraí, Antônio Francisco da Silva – Zuza (presidente da Câmara), Edílson Luiz Pereira, Odimar de Souza, Ricardo Fávaro, João Gabriel de Oliveira (João Verdão), e o diretor regional da Agraer Daniel Mamédio do Nascimento, decidiram se unir para lutar pela implantação de indústrias em Itaquiraí.

Também estão envolvidos neste processo, o empresário e ex-prefeito Edson Vieira (Eid), o comerciante e ex-vereador Carlos Alberto Prado (Careca), e o contabilista Rui Felipe Kopper.

Após reuniões, o grupo considerou que o momento é bastante oportuno para buscar a instalação de uma usina de álcool e açúcar, aproveitando a disposição do Governo em incentivar a expansão da atividade sulcroalcooleira em Mato Grosso do Sul.

“Chegando à esta conclusão, decidimos buscar apoio do Estado em torno desta proposta. Procuramos, em Dourados, o vice-governador, Murilo Zauith, que ouviu atentamente a proposta do grupo e “abraçou nossa causa”. O passo seguinte foi buscar identificar empresários interessados em ingressar no ramo”, explica Daniel.

Neste contexto, o vice-governador, também atendendo reivindicação das lideranças itaquiraienses, esteve visitando, em Itaquiraí, o renomado pecuarista Carlos Seara Maradás. Representando o grupo de Itaquiraí, esteve presente à reunião o vereador Ricardo Favaro.

Após conhecer o plantel de gado nelore (o terceiro melhor do Brasil), a moderna infra-estrutura da fazenda Jatobá e almoçar com o proprietário Carlos Maradás, o vice-governador e sua comitiva explicaram o motivo da visita, apresentando a idéia do grupo de Itaquiraí. Ao mesmo tempo, Murilo Zauith garantiu ao pecuarista que trataria pessoalmente dos encaminhamentos para garantir incentivos fiscais do Estado, caso Maradás queira implantar uma usina em Itaquiraí.

O produtor mostrou-se interessado e, de pronto, deu “cartas brancas” para que o vice-governador identifique outros parceiros, industriais e técnicos com know how no setor sulcroalcooleiro (agricultura, indústria, moagem, administração e mercado), para integrar um pool de empresários para integralizar o capital necessário na implantação da referida usina.

Murilo Zauith ao falar com os vereadores e demais lideranças de Itaquiraí, comentou que o produtor Carlos Maradás afirmou que “entra como investidor”. “Ele é um empreendedor sério, e como capitalista moderno, precisa de segurança para investir neste negócio. Agora, vamos começar a buscar os parceiros que ele precisa para viabilizar esta usina para Itaquiraí.

A nossa parte nós vamos fazer”, garantiu o vice-governador.

O presidente da Câmara, Antônio Zuza, comemorou o resultado do contato com o pecuarista Carlos Maradás e disse que o Legislativo está preocupado em dando todo o apoio para que empresários invistam em Itaquiraí, “e a implantação da usina é uma das empresas que mais gera empregos”, avaliou. O vereador Ricardo Favaro observou que, de fato, uma usina em Itaquiraí significa desenvolvimento e o fomento da economia local, com mais empregos e dinheiro circulando no comércio.

O diretor regional da Agraer, Daniel Mamédio, destaca que uma das funções do órgão que dirige é buscar a diversificação da produção, “e com este pensamento é que elaboramos um projeto, onde a expansão do cultivo da cana-de-açúcar foi inserido, como forma de desenvolvimento rural”.

Por sua vez, o empresário Edson Vieira (Eid), recordou que quando foi prefeito iniciou uma luta pela instalação de uma usina “e estava tudo certo, mas por interesse do ex-governador Zeca do PT, a usina que viria para Itaquiraí foi parar em Iguatemi. Mas, independente disso, continuamos lutando para que Itaquiraí conquiste esta agroindústria, que no futuro, significará mais divisas para o Município”, apontou Eid.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete