15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Tacuru:Prefeitura incentiva o cultivo da mamona

2007-05-30 12:13:00

A mamoneira é uma planta heliófila, ou seja, deve ser plantada exposta diretamente ao sol e não tolera sombreamento. Tem grande tolerância ao estresse hídrico, mas é exigente em fertilidade do solo. Embora tolere a seca, com boa disponibilidade de água sua rodutividade é muito maior.


Também pode ser plantada sob irrigação para cada condição climática e nível tecnológico, deve-se procurar escolher como cultivar apropriadamente, pois há grande variação nas características das variedades plantadas no Brasil, o solo para plantio de mamona deve ser plano ou com declividade de no máximo 12%, pois essa planta tem pouca capacidade de proteção contra a erosão e crescimento inicial muito lento, demorando a cobrir o solo para protegê-lo da ação das gotas de chuva.


O solo para plantio de mamona deve ser bem drenado, pois a planta é extremamente sensível ao encharcamento, mesmo que temporário. Cerca de três dias sob encharcamento pode provocar morte das plantas. Solos com alta salinidade também são pouco recomendados, pois a presença de alta concentração de sais pode prejudicar o crescimento da planta, o preparo do solo é fundamental para o êxito de uma lavoura de mamona.


Essa prática tem dois principais objetivos: controlar plantas daninhas e aumentar a aeração do solo, ambos os fatores são de grande importância, pois a mamoneira é muito sensível à concorrência com as plantas daninhas e muito exigente em aeração do solo, pois suas raízes só se desenvolvem adequadamente em solo com bom suprimento de oxigênio, a época de plantio deve ser determinada de forma a aproveitar ao máximo o período chuvoso, mas sendo a colheita feita em época seca, para isso, deve-se observar o ciclo da cultivar a ser plantada e o início e fim do período chuvoso, o semeio da mamona pode ser feito de forma manual ou mecanizada. No plantio manual, devem ser abertas covas com profundidade de 5 a 10cm e plantadas 3 sementes.


 A adubação com fertilizantes químicos pode ser feita na mesma cova, tendo-se o cuidado de deixar a semente a pelo menos 5cm de distância do adubo para evitar morte da semente. Usando adubo orgânico esse isolamento não é necessário. Para plantio mecânico, deve-se observar se o tamanho das sementes é compatível com as engrenagens internas que podem lhe causar danos. A adubação pode ser feita concomitantemente ao semeio.


Com esta explanação o engenheiro agrônomo representante da ecodiesel Brasil foi o palestrante do encontro entre os produtores e futuros produtores de mamona do município de Tacuru, a ecodiesel Brasil e parceria com o governo federal e a prefeitura municipal de Tacuru de continuidade ao trabalho do plantio da mamona no município onde vários pequenos produtores deverão dar início a suas plantações.


Para facilitar mais, o programa vai doar a semente, a assistência técnica, o frete e também o debulhamento do produto, além do acompanhamento e prepararo do solo,e a ainda garante a compra de toda a produção.Um bom negócio para os pequenos produtores, este e mais um trabalho de incentivo ao pequenos produtores realizado pela prefeitura municipal através do prefeito Cláudio Rocha Barcelos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete