29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Naviraí:Bairros terão cooperativa

2007-05-05 07:49:00

A Prefeitura de Naviraí através da Gade, Gerência de Agricultura e Desenvolvimento Econômico realizou no último sábado (28) uma reunião no Parque de exposição para tratar da instalação de uma cooperativa de bairros que atuará na área de serviços e produtos. A Cooperativa contará com a parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que auxiliará no processo de formação da cooperativa através da ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

O Senai também será parceiro neste projeto no fornecimento de capacitação de mão-de-obra. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares é um programa de extensão da UFMS, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da Economia Solidária, a partir da formação de grupos autogestionário e/ou cooperativas populares.

A reunião tratou de assuntos ligados ao estatuto social para montar a
nova cooperativa, estando presentes em torno de 70 pessoas interessadas em fazer parte do projeto.

A professora Miriam Aveiro, Coordenadora geral da Região centro- oeste das ITCP’s da UFMS, apresentou aos presentes o conceito de cooperativa, bem como seu estatuto social, deixando bem claro aos futuros participantes todos os assuntos necessários para a execução da mesma.

“A partir de agora vocês já sabem como funcionará a cooperativa. Os interessados devem procurar a dona Irene de Lucena Beltrão Poiares, que estará organizando os interessados em participar deste projeto, nos ajudando a dividir os participantes de acordo com a função que deseja se qualificar para atuar na cooperativa”, completa Mirian.

A Incubadora
A incubação é um processo de educação continuada baseado no binômio, assessoria – educação cooperativista com reforço na educação formal, contribuindo para a formação da cooperativa e do indivíduo.
Como cada cooperativa tem sua própria história, seu projeto necessita de acompanhamento contínuo baseado em indicadores de monitoramento para verificar de forma clara os aspectos frágeis, para com isto traçar o plano de atividades a ser aplicado a cada uma. Este acompanhamento monitorado é fundamental para que não se aplique a mesma solução a realidades distintas.

Uma vez estabelecido o projeto da cooperativa, inicia-se a incubação propriamente dita. No período de aproximadamente 3 anos, a equipe da Incubadora, cooperados e parcerias, buscam desenvolver atividades – cursos, projetos, treinamento, articulações e participação política, que permitam o desenvolver dos cooperados e dar sustentabilidade à cooperativa.

A gerente do Núcleo de desenvolvimento, Telma Minari, está muito satisfeita com as parcerias conquistadas pela administração municipal para a execução a cooperativa, que proporcionará uma oportunidade aos participantes de se qualificarem para um melhor desempenho de suas atividades.

Telma destaca que a prefeitura já conseguiu parceria também com industrias da cidade que estão dispostos a contratar estas pessoas qualificadas para trabalhar em suas sedes, proporcionando novos empregos para a comunidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete