32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Ponta Porã:Projeto prevê recuperação da mata ciliar

2007-05-03 23:37:00

A elaboração de um projeto para recuperação das matas ciliares do rio São João e seus afluentes, foi solicitada pelo vereador Ramão de Deus (PTB) ao diretor presidente da Enersul (Empresa de Energia de Mato Grosso do Sul), Antônio Eduardo da Silva Oliva. Cópias do pedido foram encaminhadas ao prefeito Flávio Kayatt e ao secretário municipal de Obras e Infra-estrutura, Hélio Peluffo Filho.
 

A preocupação do vereador é com a degradação das matas que protegem as nascentes e o leito dos rios, que está causando o assoreamento de boa parte do curso d’água. Em 2005, Ramão de Deus apresentou um requerimento que solicitava à Enersul o valor do repasse da empresa em ‘royalties’ por utilizar as riquezas naturais do município, no caso, as águas do rio São João.
 

“A Enersul utiliza as águas do São João para gerar energia nas hidrelétricas São João I e II; consequentemente obtém dividendos financeiros para seus cofres. Na nossa concepção, ela [empresa] não oferece qualquer tipo de contrapartida que beneficie o município em razão desse uso”, argumenta o vereador petebista. Para ele, a empresa deve elaborar e subsidiar o projeto, que pode ser desenvolvido pela prefeitura.
 

Ramão de Deus lembra que já houve um levantamento preliminar por parte da organização não-governamental Sodema (Sociedade de Defesa do Meio Ambiente), para ser enviado à Organização Mundial de Saúde, em meados de 2004, no qual foi constatada a situação preocupante da área ribeirinha do rio São João e de alguns de seus afluentes.
 

“Hoje o que vemos é acúmulo de lixo nas nascentes (constatado inclusive por escolas do município), ocupação irregular das áreas ao longo do leito do rio e desmatamento da mata ciliar e se não tomarmos providências agora, nossos filhos e netos poderão ficar sem o maior bem de uma nação, que é a água potável”, afirmou Ramão de Deus. O vereador sugeriu que Legislativo e Executivo trabalhem junto à Enersul.
 

Sua meta é fazer com que a empresa de energia elétrica do Estado “devolva ao nosso município um pouco daquilo que nos é devido”. Ao pedir urgência no atendimento da indicação, Ramão de Deus também solicitou que cópia da indicação fosse enviada à Sodema, para que tome conhecimento das ações que estão sendo realizadas quanto à recuperação e preservação do rio São João.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete