14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Escola de Iguatemi apresenta projeto sobre drogas

2007-04-20 16:47:00

 A Escola Estadual Paulo Freire, de Iguatemi, apresentou durante esta semana um projeto intitulado Caminhos Alternativos para Prevenção de Drogas. O projeto foi organizado e dirigido pelos cursistas do curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas da Universidade de Brasília. O curso é tutorado pela professora Daniella Silva Mena.


Durante a apresentação do projeto, que foi conduzida pela coordenadora pedagógica da escola Paulo Freire, Cecília Welter Ledesma, que também faz parte do curso, diversas atividades foram apresentadas aos alunos do 5º ao 9º ano, nos três períodos de aulas.


Entre as atividades, destacaram-se um círculo de palestras com o presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas), Conselho Tutelar, membro da Associação dos Alcoólicos Anônimos, médico, psicólogo e o presidente do centro de recuperação de dependentes químicos Vida Nova, que foi visitado pelos alunos da escola.


Para elaborar o projeto os professores fizeram diversos trabalhos de campo, inclusive pesquisas com os alunos. Em uma delas, por exemplo, foram entrevistados 358 alunos com idade acima de dez anos. 70,7% afirmaram que conhecem algum tipo de droga, 24,8% responderam que já experimentaram, 12% são usuários e 49,4% têm usuários na família.


Segundo a professora Cecília, o projeto nasceu da necessidade de promover a conscientização sobre a necessidade da prevenção do uso da droga. O objetivo principal, segundo ela, foi "promover a conscientização da comunidade escolar sobre a necessidade da prevenção do uso das drogas, a incidência de condutas de risco entre os estudantes, e outros agravos à saúde, dentro de um contexto mais amplo de valorização da vida".Os educadores avaliaram o projeto como bem sucedido, uma vez que a participação dos estudantes com perguntas e o próprio comportamento dos mesmos foi de muita receptividade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete