27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Naviraí:Confirmados casos de dengue hemorrágica

2007-04-20 03:32:00

Naviraí já tem quatro casos confirmados de dengue hemorrágica. Segundo o site Sulnews dois deles forma confirmados na quarta-feira, pela gerente municipal de Saúde, Sônia Kamitani. "A situação é crírtica", disse ela ao Sulnews, que à tarde verificou em um só momento, quatro casos de dengue, só no posto do Varjão. só em abril, 99 casos de dengue clássica, de um total de 322 confirmados neste ano. O Varj]ão é o barirro mais atingido – 94 casos.

Sônia Kamitani disse que estes casos de dengue hemorrágica estão sob controle e os pacientes fora de perigo. Embora a Saúde Pública do Município busque tranqüilizar a população, o mês de abril poderá ser o de maior incidência da doença, tendo em vista que até a última terça-feira (17), já haviam sido notificados 95 casos e confirmados 16.

Em visita ao Hospital Municipal, na tarde desta quarta-feira (18), a reportagem constatou outras quatro pessoas com sintomas reais da dengue, aguardando atendimento. Portanto, podem ser 99 casos até o dia 18.

O mês de janeiro, bastante chuvoso, foi o mais calmo, com a Vigilância Sanitária Municipal notificando apenas 49 casos e confirmando 13 deles. Em fevereiro o número de famílias que tiveram que enfrentar a dengue chegou a 126, sendo 18 casos confirmados. Em março, foram 79 notificações e 23 casos confirmados. No total, Naviraí já registrou oficialmente 349 casos de dengue, sendo 70 deles de soros positivos.

Nos levantamentos apresentados pela Gerência Municipal de Saúde, o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegyti foi encontrado em todos os bairros da cidade. a maior índice de infestação de larvas está sendo registrado no conjunto habitacional Inocoop, com 3,17%. No conjunto resiencial Ipê também o índice é assutador – 3,3%. No centro da cidade, o índice é de 2,13% e também peocupa a Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde e a Gerência de Saúde.

Sônia Kamitani afirma que todos os procedimentos visando diminuir o índice de infestação do mosquito, começando com a pulverização espacial diária de Fumacê nos locais com maior incidência, e o trabalho de mutirão de limpeza, intensificação do trabalho de educação em saúde com os ACSs – Agentes Comunitários de Saúde, treinamento para eliminação de reservatórios e criadouros do mosquito, limpeza de diversos terrenos baldios e ainda a ampla divulgação para a conscientização da população foram realizados.

Como o aparecimento do mosquito continua aumentando, a Gemsau que possui três bombas costais (carregadas nas costas), decidiu pela aquisição de mais uma bomba para ampliar a borrifação espacial e fazer mutirões diários de limpeza e eliminação de recipientes favoráveis a proliferação de mosquitos. As campanhas educativas também serão intensificadas, garantiu a Gerente de Saúde.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete