20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Ponta Porã vai promover Seminário Paraolímpicos

2007-04-19 07:32:00

Ponta Porã vai promover neste mês de abril um grande evento que busca criar os meios necessários para que os profissionais de Educação Física possam aprimorar os conhecimentos e promoverem a inclusão de pessoas portadoras de deficiências. O evento é o Seminário Paraolimpicos do Futuro promovido pela Prefeitura através da Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã, a FUNCESPP, em parceria com o Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Secretaria Estadual de Educação.
           
O evento será realizado entre os dias 23 e 24 de abril, tendo como locais, as escolas MACE, MAGSUL e MAPPE. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na FUNCESPP. Maiores informações pelo telefone 67-3431-5675.
           
O seminário tem como principal objetivo capacitar os profissionais de Educação Física para receber os alunos com deficiência e orientá-los. “Os profissionais precisam entender que a inclusão é uma realidade. A escola tem que ser aberta para todos. No entanto, o profissional da Educação Física precisa estar preparado para receber um aluno com qualquer tipo de deficiência. E é justamente para melhor capacitar os profissionais que estamos promovendo este seminário que deverá contar com apresentação de especialistas no tema”, afirmou o diretor-presidente da FUNCESPP, Professor Adir Teixeira.
           
Segundo ele, a programação prevê na segunda-feira, 23 de abril, na Escola MACE, uma palestra com o tema “Introdução ao Movimento Paraolimpico”, com o Professor Vanilton Senatore, do Comitê Paraolimpico Brasileiro, o CPB. À tarde,a  na Escola Magsul, serão desenvolvidas oficinas.
           
No dia seguinte, na Escola MAPPE, serão realizadas oficinas, o dia todo, abordando as modalidades de atletismo, basquete (cadeira de rodas), bocha, futebol sete (para paralisado cerebral), futebol cinco (para cegos), goal ball, judô, natação, tênis de mesa e tênis paraolímpico.
           
A dinâmica das oficinas será em forma de rodízio (teórica e prática), oportunizando a participação dos profissionais em todas as modalidades.
           
A relação dos palestrantes e especialistas nas modalidades que serão desenvolvidas nas oficinas é a seguinte: Mauricio Pommê, de São Paulo que vai falar sobre Tênis em cadeira de rodas; Márcia da Silva Campeão, Petrópolis, vai abordar a modalidade Bocha; Carmelino de Souza, do Rio de Janeiro, Judô; Celso Toshimi Nakashima, de Joinville, Santa Catarina, Tênis de Mesa; Rosicler Ravache, de Joinville, Santa Catarina, Atletismo; Ana Maria Fonseca Teixeira, de Joinville, Basquetebol em Cadeiras de Rodas; Mário Sergio Fontes, Curitiba, Fute4bol de Cinco Deficiente Visual; Dolvair Paschoal Castelli, de Campo Grande, Futebol de Sete, Paralisado Cerebral; Márcio Pereira Morato, de Campinas, São Paulo, Goalball e Murilo Moreira Barreto, de Salvador, Bahia, Natação.
           
O Seminário Paraolimpicos do Futuro será realizado com total apoio da MACE/FIP, MAPPE/FAP, APAE, Amambay Hotel Casino, Exata Centro de Cópias e Papelaria e Faculdades MAGSUL, Curso de Educação Física.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete