29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ponta Porã:Modernização marca 100 dias na Câmara

2007-04-19 00:22:00

Os primeiros 100 dias de gestão do presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira (PT), foram marcados pela modernização legislativa e melhores condições estruturais do Poder Legislativo. Ontem, o parlamentar fez um balanço do seu trabalho e avaliou como positivos os primeiros cem dias à frente da presidência da Casa.

Marcelino Nunes, que até o ano passado era líder da bancada do PT no Legislativo, foi eleito presidente por unanimidade, fato inédito na história política do município. A Mesa Diretora para o ano de 2007 é composta também por Landolfo Antunes (PMDB), 1º vice-presidente; Adão Dauzacker (PSB), 2º vice-presidente; João Langer (PSDB), 1º secretário e Veimar Marques (PFL), 2º secretário.

Assumiu em janeiro deste ano pregando a necessidade de reformulação da estrutura administrativa do Legislativo para melhorar o atendimento ao público e ao mesmo tempo garantir eficiência nos trabalhos da Casa, dando condições aos vereadores para atender bem a comunidade. Disse também que o maior desafio é fazer com que a Câmara seja forte, respeitada, atuante e independente.

Em 100 dias, Marcelino Nunes tem cobrado eficiência dos colaboradores e funcionários. Tornou a Casa de Leis uma autêntica guardiã da arte e da cultura fronteiriça. Mudanças visuais e físicas foram feitas desde a recepção, gabinetes e principalmente no plenário. O presidente explica que juntamente com o vereador Joãozinho Langer, tem pedido opinião dos vereadores na hora de fazer mudanças.

De início autorizou a reforma do telhado para eliminar goteiras e infiltrações, pintura, limpeza de pisos e carpetes, reforma de mesas e cadeiras e também reorganização interna são serviços feitos. O plenário recebeu modernos equipamentos de ar-condicionado, o jardim externo e as laterais do prédio foram revitalizados, a fachada teve pintura nova.

A recepção foi adaptada à exigência de qualidade total no atendimento, já que o presidente quer maior atenção à população e uma Câmara mais participativa. As mudanças que estão sendo introduzidas na Câmara Municipal receberam aprovação da população. O Legislativo pontaporanense também obteve importante conquista de espaço na eleição da diretoria da UCVMS, ficando com a Secretaria Geral.

Verdadeira obra de arte, construída atrás da mesa principal, o mural ‘História de Ponta Porã’ assinado pelo artista plástico Anício Vera Carneiro, retrata a história do município, do nascimento à atualidade. Na fachada principal, Anício Carneiro está realizando outra grande obra de arte, que vai transformar o prédio da Câmara num dos cartões postais da cidade.

Para manter os gastos sob controle e em total transparência, a Câmara Municipal de Ponta Porã e o Ministério Público Estadual (Promotoria do Patrimônio Público) firmaram um termo de cooperação institucional inédito, que pode servir de exemplo para outros municípios do Estado, para garantir a observância dos preceitos constitucionais, visando sempre soluções vantajosas para a administração.

O teor do documento é institucional e as orientações que traz relacionam obras, serviços (inclusive de publicidade), compras, alienações, concessões e locações. Com empresas locais a Câmara firmou convênio para atender aos servidores do Legislativo. Os funcionários participaram do curso “Excelência no Atendimento”, ministrado pela diretora de Cerimonial do Legislativo, Ana Maria de Cordoüe.

Durante sessão no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Ponta Porã homenageou 75 mulheres de diversos setores da sociedade fronteiriça. Depois de abrir a sessão solene, o presidente do Legislativo, Marcelino Nunes obteve anuência do plenário para passar a presidência do ato à vereadora Dulce Manosso, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, lembrado na data.

A Câmara também retomou a transmissão ao vivo das sessões ordinárias por emissora de rádio. O serviço foi contratado mediante licitação e a vencedora foi a Rádio Fronteira, que desde 1996 tinha a prerrogativa. Uma série de pequenas ações da presidência também constam do balanço, que por ser de menor volume, estão registradas nos anais da Casa. Mas há outras de grande dimensão social.

DEVOLUÇÃO

Em 100 dias de gestão, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã já devolveu à prefeitura um montante de R$ 150 mil, referente ao excedente do duodécimo que o Executivo repassa mensalmente ao Poder Legislativo. Esse valor devolvido na gestão de Marcelino Nunes será investido na construção de casas populares para famílias de baixa renda.
Pelo terceiro mês consecutivo Marcelino devolveu dinheiro à administração municipal. Desde janeiro o presidente vem administrando o Legislativo com o mesmo duodécimo que era repassado até o ano passado. Ao entregar os cheques, o presidente afirmou que está tendo tranqüilidade para cumprir o compromisso que havia feito com a sociedade de Ponta Porã.

Os servidores da Câmara Municipal que fizeram aniversário no primeiro trimestre (janeiro a março) foram homenageados no plenário do Legislativo com salgados, bolo, refrigerante e o tradicional ‘parabéns prá você’. O presidente da Casa, Marcelino Nunes de Oliveira (PT) fez questão de cumprimentar os aniversariantes durante a pequena festa montada pelos próprios funcionários.

Graças aos entendimentos mantidos entre a Câmara e as instituições bancárias, dois projetos culturais receberam apoio no Legislativo. A Caixa Econômica Federal (CEF) de Ponta Porã está apoiando o projeto cultural da fachada do prédio, a exemplo do que já ocorreu em relação ao Banco do Brasil, que deu apoio ao mural ‘A História de Ponta Porã’, desenhado e pintado no plenário e inaugurado em fevereiro.

Os servidores da Câmara Municipal ganharam uniformes de identificação e crachás para melhor desempenharem suas funções. Os administrativos e de serviços gerais receberam duas trocas de roupas caracterizadas pela cor e brasão do Poder Legislativo. Os guardas patrimoniais da Casa também estão identificados ostensivamente, por determinação do presidente, Marcelino Nunes de Oliveira (PT).

“Temos plena certeza de que estamos promovendo mudanças, embora ainda seja o início de um trabalho que dura até o final do ano, mas já é possível notar a diferença em relação ao que era a Câmara Municipal antes de assumirmos a presidência”, disse Marcelino Nunes. Segundo ele, ainda há muita coisa a ser feita, “mas tudo virá no seu devido tempo, com muita responsabilidade”, conclui.




Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete