20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Dr. Segundo Rocha protocolou ofícios junto à Delcidio

2007-04-18 10:58:00


 O Presidente da Câmara Municipal vereador José Segundo Rocha (PT), durante a Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Coronel Sapucaia ao Senador da Republica Delcídio do Amaral Gomes, protocolou e entregou dois ofícios ao Parlamentar sul-mato-grossense e também o protocolo de intenções referentes ao projeto de Lei de sua autoria que cria as cidades irmãs, Coronel Sapucaia (Brasil) e Capitan Bado (Paraguai). 
 

Ofícios:
Um dos ofícios é o de número 055/2006 que solicita o empenho do Senador Delcídio junto a Secretaria da Receita Federal – DF e demais autoridades competentes para que viabilize a abertura do Posto Alfandegário no município de Coronel Sapucaia.


Dr. Segundo disse ainda que município de Coronel Sapucaia conta com vários comércios como: madeireiras, Fábricas de Banquinhos, Marcenarias, Beneficiamentos, Cavaqueiras, Carvoarias e Silos, portanto acredito sim que o município precisa de um Posto Alfandegário, pois o Posto mais próximo se encontra na cidade de Ponta Porã-MS, com uma distancia de 120 KM, o que na maioria das vezes dificulta aos usuários e muitas vezes impede que algumas empresas venham instalar comércio de exportação e importação.


O município de Capitan Bado – PY, e Coronel Sapucaia-MS apresentam uma área considerável na agricultura tanto na produção de soja, quanto de milho (uma estimativa de 130.000 toneladas, entre a produção de Capitan Bado e Coronel Sapucaia, isso além de trigo e outros produtos agrícolas), o que acaba totalizando aproximadamente 100.000 hectares, gerando um total de 352 empregos diretos e 519 empregosindiretos, temos também cerca de 45 Industrias no ramo de exploração de madeiras, sendo que elas atualmente geram um total de 1.102 empregos diretos e 823 empregos indiretos, somando no geral, entre madeireiras e produção agrícola um total de 1.454 empregos diretos e 1.344 empregos indiretos, temos ainda no ramo da pecuária mais ou menos um total de 350.000 cabeças, salva-nos ressaltar que 80% do que mencionamos encontra-se em território paraguaio, pois o comércio da nossa região é fortalecido em virtude da produção agrícola-pastoril e comércios de madeiras, o que julgamos de grande relevância para o desenvolvimento da nossa região, no que deveríamos estar interligados aos meios de controle alfandegários em virtude da nossa localização geográfica, fazendo divisa com o país vizinho, desta forma, estaríamos proporcionando uma dinâmica de controle o que acarretará maior equilíbrio no sistema alfandegário” Afirmou Dr. Segundo Rocha.
 

Segundo Oficio:
Já no segundo ofício o de Nº 056/2006, o Presidente da Câmara José Segundo Rocha solicita ao Senador Delcídio seu empenho junto autoridades competentes referente à construção da pavimentação Asfaltica da Rodovia Tranfronteira, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata – (FONPLATA), na linha Internacional Brasil e Paraguai, que liga os municípios de Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos e Sete Quedas, que segundo o noticiário os tramites Licitatórios encontram-se aprovados e que as obras já eram para terem sidos iniciadas no final do primeiro semestre do ano passado (2006).


  Dr. Segundo afirmou que essa pavimentação é um grande sonho de toda a população fronteiriça e com certeza essa obra vai contribuir para alavancar a economia agrícola pastoril e comercial da região de Fronteira além de estar interligando outros municípios que estão à mercê da necessidade de uma pavimentação asfaltica.
 

Protocolo de Intenções:
Durante o ato Solene também foi assinado pelos prefeitos, Ney Kuasne de Coronel Sapucaia (Brasil), Jorge Raul Martines de Capitan Bado (Paraguai), o Protocolo de Intenções, que firmou as Cidades Irmãs, que na oportunidade foi entregue pessoalmente ao Senador Delcidio.


Este documento formaliza o acordo de irmanação através da uma declaração conjunta de propósitos, considerados e constados no artigo 3 da Lei Municipal nº 850/2007, e constado também no artigo 3 da Ordenanza da Junta Municipal de Capitan Bado; nesse documento consta uma demonstração de integração dos temas de interesse comum, o que dará inicio a uma cooperação em varias áreas entre as cidades irmãs, que estão localizadas em países distintos, mas separadas apenas por uma linha imaginaria. 


 O mundo todo possui milhares de cidades em 120 países, que participam do programa de cidades-irmas, e que possui sua iniciativa estimulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo que o vinculo de irmanamento tem como principio fundamental estabelecer a troca de experiência e firmar parcerias que resultem na melhoria da qualidade de vida dos habitantes de ambos os municípios.


Atualmente vários municípios já matem o convênio de cidades irmãs. Agora acreditamos que essa declaração de irmandade abrirá, com certeza, um amplo e irrestrito leque de programas comuns que visará o mais amplo conhecimento recíproco, para permitir o intercambio nas áreas sócias, turísticas, econômicas, culturais, e políticas, especialmente no que diz respeito à organização, administração e gestão urbana. Falou Dr. Segundo Rocha que afirmou que objetivo desta entrega pessoalmente deste documento ao Senador Delcidio, é porque o senador também é um homem fronteiriço que conhece muito bem a realidade de tudo o que falamos aqui; “agora esperamos contar com o apoio do mesmo para a captação de recursos, cooperação técnica de órgãos Estaduais, Federais, para esta iniciativa que ousamos iniciar”. Finaliza Dr. Segundo Rocha.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete