22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Iguatemi:CRAS ofereceu novos cursos

2007-04-17 08:53:00

Oferecer oportunidades e contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias e desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações. Com esse objetivo, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Iguatemi ofereceu às famílias integrantes do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) três cursos de capacitação.

Dois cursos foram realizados pelo SENAi (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade avançada Frederico Pedroso de Naviraí: Lingerie e Fabricação de Bombons e Doces. O primeiro beneficiou quinze famílias, com duração de 150 horas. O segundo, com carga horária de 24 horas, capacitou catorze pessoas. Ambos os cursos forma realizados na sede do CRAS de Iguatemi, o Centro de Múltiplo Uso, mantido pela gerência de Assistência Social.

Outro curso, ainda em andamento, é o de Horta Comunitária, que está sendo desenvolvido pelo instrutor Emerson Rodrigues da Silva. Participam do projeto onze famílias, que estão desenvolvendo as atividades práticas no terreno da Casa de Apoio. O objetivo do curso, segundo a psicóloga Dayane Beduschi, coordenadora do PAIF, é fazer com que as famílias produzam hortaliças que serão utilizadas em sua própria alimentação e também comercializadas, sendo que o dinheiro é para complementação da renda familiar dos envolvidos no projeto.

Além da psicóloga, o PAIF conta com o trabalho da assistente social Joseane Sevilha Ocanha e dos auxiliares administrativos Andréia Aparecida dos Santos e Roberto Junior Blanco Castanha.

Para a gerente de Assistência Social, Amida Essy dos Santos, o trabalho desenvolvido no CRAS é muito importante para a reestruturação das famílias beneficiadas, uma vez que muitas delas, em decorrência da pobreza, se encontram vulneráveis e privadas de renda e do acesso a serviços públicos. “É um trabalho preventivo”, destaca.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete