21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conselho do Parque de Ilha Grande será formado em Naviraí

2007-04-17 07:44:00

Municípios do Paraná e Mato Grosso do Sul, integrantes da área abrangida pelo Parque Nacional de ilha Grande, discutem em uma reunião a formação do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (APA) das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. Prefeitos de mais de 20 localidades estão sendo aguardados, juntamento com ambientalistas, líderes de colônias de pesca, sindicatos rurais e outras representações comunitárias.

A reunião está agendada para acontecer na próxima quarta-feira (18). em pauta a discusão sobre a formação de dois conselhos (um para cada Estado) ou apenas um, para os dois lados do rio e que ele não seja consultivo e sim deliberativo.

Do lado de Mato Grosso do Sul são 10 municípios na área de proteção, sendo a mesma uma unidade cuja função principal é o amparo dos sistemas de várzea, do rio, suas ilhas e afluentes, além de terras lenheiras ao chamado Paranazão.

A Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, tem área de 1.003.059 hectares e se estende por 10 municípios no Mato Grosso do Sul (Batayporã, Nova Andradina, Taquarussu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Jateí, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo), 14 municípios no Paraná e um no Estado de São Paulo.

Outro objetivo da APA, também é a proteção das zonas de amortecimento do Parque Nacional de Ilha Grande e do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. A APA faz parte do grupo de Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Lei 9.985/00 – SNUC), isto é, a mesma pode ser criada sobre áreas onde existam propriedades privadas (sítios, assentamentos, fazendas, etc).

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí, João do Carmo Neves, a maior polêmica está na proposta do Paraná, que defende a criação do conselho deliberativo, deixando de ser consultivo. “Eles são maioria, são 14 municípios contra 10 e não podemos concordar simplesmente com a mudança, sem que estejamos respaldados para evitar prejuízos no futuro”, antecipa, ao exemplificar que os paranaenses passariam a ter maioria de votos no Conselho.

O representante do Município de Naviraí defende a união para fortalecimento das lutas, mas se existir qualquer impasse, mantém se a proposta do Ibama de existência de Conselhos distintos nos dois lados do Rio.

O Prefeito Zelmo de Brida (PR), fará a recepção dos colegas Prefeitos que participarão do encontro ao lado do Presidente da Asomassul Eraldo Jorge Leite (PSDB). O Superintendente Estadual do Ibama, Nereu Fontes, foi convidado pessoalmente pelo Prefeito de Naviraí e fará a abertura da reunião programada para acontecer no auditório Abelardo Xavier de Macedo na Câmara Municipal

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete