21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Ponta Porã:Escola Graça de Deus recebe materiais

2007-04-16 15:29:00

A comunidade do Capeí, uma das mais ricas regiões produtivas do município de Ponta Porã, está envolvida no desenvolvimento de um projeto pedagógico de fundamental importância para o crescimento e formação dos alunos da Escola Municipal Graça de Deus. O projeto recebeu a denominação de “Aprendendo no Quintal”.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação com total participação da equipe do Plano Diretor da Prefeitura, o projeto tem como objetivo, proporcionar os mecanismos necessários para que os alunos da Escola Graça de Deus aprendam os conteúdos propostos, mas de uma maneira em que seus valores sejam respeitados. Desta forma é possível contribuir para a fixação do homem no campo, política educacional implantada pela atual administração: “Temos a preocupação de oferecer a mesma qualidade do ensino das escolas urbanas, para os alunos das escolas rurais. Aliás, as escolas rurais estão recebendo fortes investimentos da Prefeitura, não só na estrutura física, mas também na parte pedagógica”, garante a secretária municipal de Educação, Professora Maria Leny Antunes Klais.
           
O Instituto HSBC Solidariedade, ligado a uma das mais sólidas e respeitadas instituições financeiras do mundo, está patrocinando o projeto. “A principal preocupação é proporcionar as condições para que os estudantes possam melhorar os índices de conhecimento. Por isso que o projeto prevê fortes investimentos na aquisição de materiais pedagógicos, equipamentos e qualificação dos profissionais que vão desenvolver as atividades educativas”, explica Bruna Morillo, responsável pelo projeto.
           
Recentemente ela efetuou a entrega de uma boa quantidade de livros, materiais esportivos e vídeos que já estão sendo utilizados nas atividades pedagógicas diárias da Escola Graça de Deus. Tudo foi adquirido com recursos repassados pelo HSBC Solidariedade. “Nossa clientela é formada essencialmente por filhos de proprietários e de trabalhadores rurais que acreditam que é possível, morando no campo, conquistar uma vida digna proporcionada pelo trabalho desenvolvido através da qualificação. Daí a importância da escola ser o centro de difusão dos conhecimentos necessários para a boa formação e qualificação”, enfatiza Ingri Landolfi, diretora da Escola Graça de Deus.
           
Um dos próximos passos do projeto será a apresentação e desenvolvimento de técnicas bem sucedidas de irrigação. Assim, está sendo montada uma estrutura da mandala, equipamento necessário para a boa utilização dos recursos hídricos necessários para o desenvolvimento da agropecuária. “Um dos pontos fortes do projeto é o respeito ao meio ambiente através do bom aproveitamento dos recursos naturais. Os alunos estão sendo orientados a fazerem isso na prática. Tudo que é ensinado na escola, acaba sendo levado para casa, onde os pais desempenham as atividades da agropecuária”,  relata Bruna Morillo.

Outro aspecto importante do projeto é a utilização de recursos tecnológicos que geralmente só são encontrados nas escolas urbanas. Neste sentido, a Escola Graça de Deus deverá contar com uma estrutura que permite aos alunos o acesso à informática. Os primeiros equipamentos já foram adquiridos e, ao longo do desenvolvimento do projeto, novos recursos serão implantados naquele estabelecimento de ensino.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete