23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Iguatemi: Bombeiros fazem treinamento para equipe de saúde

2007-04-10 18:29:00

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Iguatemi proporcionou um treinamento sobre primeiros-socorros para todos os motoristas de ambulância e auxiliares de enfermagem que atuam no pronto-socorro do município. Além destes, a gerência convidou também os motoristas de ambulância que atendem o pólo regional da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) de Iguatemi, responsável pelo atendimento aos índios das aldeias de Japorã e Eldorado.


Segundo o gerente de Saúde, Hector Rogério Monzani, a capacitação é muito importante, pois eles estão em contato direto com vários tipos de atendimentos os quais requerem, muitas vezes, um primeiro-socorro antes do encaminhamento para a unidade de saúde.O treinamento foi ministrado pelo tenente Ivanildo da Silva Barros e pelo soldado Afrânio Mael de Souza, do Corpo de Bombeiros de Mundo Novo. Durante todo o dia eles repassaram técnicas de atendimentos em diversas situações, como acidentados no trânsito, baleados, ferimentos com instrumentos pontiagudos, etc.


Segundo o soldado Afrânio, um bom atendimento e a aplicação correta dos primeiros-socorros podem salvar a vida do paciente. Ele citou como exemplo o fato de uma pessoa ser ferida por um instrumento cortante que permaneça no corpo. “Um socorrista despreparado retiraria o instrumento, o que poderia provocar uma hemorragia mais forte, por exemplo, e levar o paciente a óbito”, explicou. Nesse caso, segundo ele, o correto é imobilizar o local e conduzi-lo para tratamento médico ainda com o instrumento, que só vai ser retirado no hospital, onde o paciente poderá receber atendimento adequado.


Além da exposição, durante o treinamento foram criadas diversas simulações de possíveis situações para que os participantes pudessem assimilar melhor o conteúdo, como imobilizar membros fraturados, ressuscitar pacientes, entre outras. Onze pessoas da equipe do PS de Iguatemi participaram do treinamento, que foi realizado no anfiteatro da escola Salvador Nogueira e coordenado pela enfermeira Rejane Granemman dos Passos Ferré, responsável pelo pronto-socorro.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete