22.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Iguatemi:Dcoil recomeça a contratar hoje

2007-04-09 03:55:00

Nelson Donadel, a partir de segunda-feira serão contratados funcionários para trabalhar na usina Dcoil. No dia 29 de março, uma ação do Ministério do Trabalho retirou os trabalhadores da usina, entre eles 150 índios de Coronel Sapucaia, Amambai e Dourados, por causa das condições de trabalho consideradas precárias. O Ministério Público do Trabalho havia anunciado resgate de 409 trabalhadores, em condições degradantes.

Os alojamentos e as frentes de corte de cana foram desinterditados. O dono da destilaria, Nlson donadel, disse, sobre os equipamentos, que os indígenas apresentam forte resistência ao uso de EPIs por razões relacionadas à sua própria cultura. “Por mais que a empresa cobrasse o uso de EPIs, o controle dos índios era difícil, ao contrário dos funcionários não-indígenas, que em geral apresentam menor resistência ao uso dos referidos equipamentos”, afirmou.

Sobre o alojamento, disse que está sendo feita uma reforma. Segundo Donadel, a intenção “não é apenas atender as normas do Ministério do Trabalho, mas propiciar maior conforto possível aos funcionários”. Segundo ele, o alojamento passará a ter chuveiros elétricos, ventiladores de teto e e janelas com mais espaço para ventilação.

Donaldel disse, também, que foram adquiridos bebedouros para água gelada e televisores de 29 polegadas para entretenimento dos trabalhadores. “Além disso, está sendo reformado o campo de futebol localizado à frente do alojamento”. De acordo com Donadel, a empresa vai voltar a operar com os trabalhadores que residem nos Municípios de Iguatemi e Naviraí e a partir de segunda-feira passará a fazer novas contratações.

ACUSAÇÕES
Os trabalhadores retirados da usina pelo MPT foram contratados em janeiro e março, mas não haviam recebido salário até a época da ação. As rescisões contratuais foram monitoras pelo Ministério Público do Trabalho.

Por conta da situação degradante a que os empregados da destilaria foram submetidos, o proprietário deve responder em diversas esferas judiciais, além da trabalhista. O procurador do Trabalho Jonas Ratier anunciou, ainda, que iria denunciar Donadel ao CRM (Conselho Regional de Medicina) de Mato Grosso do Sul por conduta antiética.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete