22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Iguatemi:DRT desinterdita Destilaria Centro Oeste

2007-04-08 02:40:00

A Destilaria Centro Oeste Iguatemi Ltda – DCOIL acaba de ser desinterditada. a interdição aconteceu no dia 29 de março, pelo Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho, porque o alojamento destinado a abrigar parte dos trabalhadores do corte de cana, os quais eram indígenas, não estaria de acordo com as normas técnicas do Ministério do Trabalho.

Na ocasião da vistoria, foi encontrada parcela destes trabalhadores sem o uso de equipamentos de proteção adequados.

Segundo o empresário Nelson Donadel, a indústria em nenhum momento chegou a ser interditada. A interdição foi apenas do alojamento e das frentes de trabalho (corte de cana). Além disso, a contratação de indígenas é perfeitamente legal.

Segundo Donadel, os indígenas apresentam forte resistência ao uso de EPIs por razões relacionadas à sua própria cultura. Por mais que a empresa cobrasse o uso de EPIs, o controle dos índios era difícil, ao contrário dos funcionários não-indígenas, que em geral apresentam menor resistência ao uso dos referidos equipamentos.

Donadel informa que a desinterdição ocorreu porque todas “as irregularidades apontadas pela DRT foram sanadas com relação às frentes de trabalho”. Já com relação ao alojamento, está sendo feita uma reforma completa. A empresa informa que sua intenção “não é apenas atender as normas do Ministério do Trabalho, mas propiciar maior conforto possível aos funcionários.

Neste particular, destacamos que os sanitários passarão a ter chuveiros elétricos, o alojamento passará a ter janelas com maior espaçamento e ventiladores de teto para melhorar a ventilação. Foram adquiridos bebedouros para água gelada e até mesmo Televisores novos de 29’’ para entretenimento dos trabalhadores. Além disso, está sendo reformado o campo de futebol localizado à frente do alojamento”.

Em razão da desinterdição, a empresa volta a operar normalmente com os trabalhadores que residem nos Municípios de Iguatemi e Naviraí, e que são transportados diariamente para o trabalho em ônibus da DCOIL.
A partir de segunda-feira próxima (09), a DCOIL passará a fazer novas contratações.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete