19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ponta Porã: Ronei Fuchs toma posse de SR

2007-04-05 15:32:00

Entre as metas para os próximos três anos da nova diretoria do Sindicato Rural de Ponta Porã estão o fortalecimento da classe ruralista e a internacionalização do Parque de Exposições ‘Alcindo Pereira’, para tornar a Exporã (Exposição Agropecuária de Ponta Porã) mais forte e atrativa. A garantia foi dada pelo presidente da entidade, Ronei Silva Fuchs, que na manhã de domingo tomou posse para mais um triênio de mandato.


Foi uma solenidade concorrida, com cerimonial apresentado pelo radialista Jarbas Pereira. Diversas autoridades civis e militares se fizeram presentes ao ato solene, que teve inclusive a entrega de um arranjo artístico ao presidente, pela artesã e artista plástica Maria Bonita Rodrigues Georges.


Formaram a mesa o presidente do Sindicato Rural, Ronei Fuchs; o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar da Silva Júnior; o secretário da entidade, Dácio Queiroz Silva; o comandante do 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã – Regimento Marechal Dutra), tenente-coronel Carlos José Russo Assumpção Penteado; o secretário municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Esgaib Campos, que representou o prefeito Flávio Kayatt; o presidente da Associação Rural do Paraguai – Regional Amambay, Eulálio Gómez e o diretor-presidente do Sicredi Ponta Porã, Vandir Caramori.


A posse foi prestigiada ainda pelo Presidente do Sindicorte (Sindicato dos Criadores de Gado de Corte), José Armando Amado; pelos vereadores Adãozinho Dauzacker Chico Gimenez; pela presidenta da 5ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Ponta Porã, que estava acompanhada da artista plástica Maria Bonita; pelo Presidente do Clube de Imprensa de Ponta Porã, jornalista Paulo Rocaro e pelos presidentes e diretores dos Sindicatos Rurais de Campo Grande, Fátima do Sul, Amambai e Douradina, entre outros.


Ronei Fuchs fez um balanço de sua primeira gestão, iniciada em 5 de abril de 2004 com o propósito de desenvolver ações para melhorar a rentabilidade do produtor. "Criamos duas câmaras: de agricultura, coordenada pelo diretor Miguel Dorneles e de pecuária pelo diretor Jean Paes, que também reativou o Conselho Municipal de Sanidade Animal", afirmou.


Ele disse que a política macroeconômica do Governo Federal prejudicou a renda do agricultor, "fazendo com que tivéssemos de nos mobilizar em Brasília no ano de 2005, no movimento denominado ‘Tratoraço’ e em 2006 nas bases, devido ao não cumprimento das promessas feitas no ano anterior pelo governo". Segundo o presidente, a diretoria do sindicato atuou direta e efetivamente nos dois movimentos.


"Tivemos a crise da pecuária a partir de outubro de 2005, fato que prejudicou os projetos desta diretoria, mas com todos esses problemas, ainda conseguimos reformar o prédio da sede (500 metros quadrados) com a reestruturação do telhado, o tattersal de leilões, construímos um anexo ao escritório de 300 metros quadrados dotado com banheiros, cozinha e churrasqueira, que é utilizado para eventos", explicou.


Ronei Fuchs também apontou entre as realizações de sua diretoria a construção de 142 metros lineares de muro, reforma das cercas externas do parque de exposições com a troca dos arames e postes quebrados, reforma da cobertura do Restaurante Rodeio, com a troca de todo telhado, remodelamento do desembarcador do curral e construção do desembarcador para gado de elite, ambos com pedilúvio



Fuchs lembrou que o parque de exposições, com aproximadamente 14 ha e 50 edificações, foi mantido conservado e pronto para utilização, "embora no mês de fevereiro último o parque tenha sido atingido por um vendaval que causou danos em várias edificações, inclusive com a perda total de um barracão de 700 metros quadrados, mas as outras foram consertadas", assegurou.


Segundo o presidente, todos os investimentos foram feitos graças ao apoio da diretoria e dos associados, inclusive na reforma do tattersal de leilões, "onde contamos com o apoio dos criadores de touros Nelore, que fizeram doações de animais e da Cia Mate Laranjeira". Na primeira gestão da diretoria foram realizadas três exposições agropecuárias, todas com superávit. A última, promovida este ano, teve uma receita líquida de cerca de R$ 37 mil.
"O Sindicato Rural possui um patrimônio físico enorme, o qual devemos zelar muito bem para demonstrar à sociedade urbana que somos capazes, porém, os recursos financeiros disponíveis ainda são pequenos para podermos realizar eventos e ações que nos cobram", justificou. Segundo Fuchs, as despesas são realizadas via banco. "Vamos continuar prestando serviços burocráticos diretos aos nossos associados", assegurou.


Ao ser empossado no cargo, Ronei Fuchs disse que nos próximos três anos pretende dar continuidade à metodologia de trabalho implantada no sindicato desde a gestão de Abílio de Lima, atual tesoureiro da entidade, "que é administrar com responsabilidade e elevar o nome deste sindicato cada vez mais perante a sociedade, para que o produtor rural tenha o reconhecimento que merece".


Afirmando que espera que os governantes promovam as ações necessárias para garantir rentabilidade ao agronegócio (agricultura e pecuária), Ronei Fuchs disse que a diretoria está aberta ao diálogo, "para discutir e programar projetos que visem melhorar a nossa atividade, como também os eventos por nós realizados, como a Exporã", concluiu.
O trabalho, elogiado pelos convidados que assistiam à cerimônia, foi recebido por Ronei e sua esposa Marileide, num momento especial da solenidade. Fuchs agradeceu o presente e determinou que a obra fosse exposta em seu gabinete, na sede do Sindicato Rural. Maria Bonita possui obras em exposição em várias cidades do país e é uma das principais artistas de Ponta Porã.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete