18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Tacuru: Prefeito é homenageado no dia da cultura

2007-04-04 08:02:00

O Prefeito de Tacuru, Cláudio Rocha Barcelos, esteve junto com os alunos da escola municipal de Tacuru, onde prestigiou apresentações teatrais com os alunos da sala da cultura. Um trabalho que vem sendo realizada pela professora Eliane Pelegrini com todo apoio da Secretaria Municipal de Educação.


A cultura foi instituída em 15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 "Dia da Cultura e da Ciência", como homenagem a data natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e no mundo.A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa, nascido a 5 de novembro de 1849, Cultura vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais: linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente. Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar, de rezar, de se comunicar, de se interagir. A cultura é viva, flexível e plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e díspares.


Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio cultural herdado dos antepassados. A cultura não é estanque: é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o que o homem faz na vida e que lhe não é inato ao nascimento, pode ser considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação constante, produto e fator de imanência social. Um povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus custumes, perde sua alma, fica sem identidade.


No Brasil, tão vasto, tão amplo, com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar para lugar, e a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura, mas de culturas plurais que o formam. Quantas nações existem inseridas no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um com suas tradições, línguas, procedimentos, modo de ser e crer, que ajudaram a formar um país plural. A cultura é o alimento da educação.


A educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. E nosso município está acontecendo um necessário e urgente resgate de nossa potencialidade cultural, através do programa sala da cultura, com a recuperação e descentralização de um plano que inclua a juventude e crianças, em Tacuru.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete