24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Iguatemi:Iguatemi oferece capacitação a professores

2007-03-29 13:30:00

Oferecer capacitação continuada para que o professor esteja sempre em formação e tenha, com isso, motivação necessária e a chance de novos aprendizados que resultarão num trabalho mais eficaz em sala de aula.

Com essa filosofia, a prefeitura de Iguatemi, através da gerência de Educação, iniciou mais uma etapa do projeto de formação e capacitação para os professores da REME (Rede Municipal de Ensino).

O PROFA (Programa de Formação de Professores Alfabetizadores) já está em andamento e contempla vinte e cinco professores da REME. Com uma carga de cento e oitenta horas, o programa tem como objetivo proporcionar aos participantes atividades de leitura, rede de idéias, trabalho pessoal e outras atividades que são realizadas de modo prático e dinâmico.

Segundo a formadora do PROFA, professora Vilma faria de Lima Rodrigues, algumas atividades possuem um caráter reflexivo, pessoal, o que possibilita aos professores participantes refletirem sobre planejamento do trabalho pedagógico, critérios de seleção de conteúdos, uso pedagógico da heterogeneidade dos alunos, critérios de agrupamento, ritmos diferenciados de aprendizagem, dentre outros. Ela explicou ainda que a formação é realizada aos sábados, sendo que, durante a semana, os professores têm tempo para a pesquisa e elaboração das atividades propostas no curso.

Para a gerente de Educação de Iguatemi, Carmen Piroli Luiz, a realização do projeto representa mais um avanço da Educação no município, uma vez que uma das metas principais da administração é proporcionar formação ao corpo docente. Com isso, o grupo de professores que participa do curso certamente terá mais determinação e compromisso, pois eles também estão investindo o tempo na sua própria formação. “Isso garantirá muito mais qualidade e eficiência ao processo ensino-aprendizagem em Iguatemi”, afirmou a gerente.

O prefeito Lídio Ledesma (PDT) apóia a realização do curso e afirma que investir em educação sempre traz bons resultados. Um de seus objetivos, por exemplo, é a implantação de uma escola com tempo integral, que funcionará na escola municipal Tancredo Neves e beneficiará 450 crianças com oito horas de aula por dia. O projeto só aguarda liberação de recursos do MEC. A prefeitura já tem assegurados R$ 200 mil para investir nessa ação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete