21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Sapucaia: Comunidade rural é contemplada com biblioteca

2007-03-23 17:45:00

O Programa de bibliotecas rurais Arca das Letras, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), em parceria com a Eletrosul (Programa Luz Para Todos) do Ministério de Minas e Energia (MME) está implantando cerca de 125 biblioteca em 57 comunidades rurais do Mato Grosso do Sul, dentre essas 57 comunidades está incluída o município de Coronel Sapucaia.


Nesta oportunidade O Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia José Segundo Rocha (PT), esteve na cidade de Itaquiraí local onde foi definido pelos órgãos responsáveis para a entrega das Arcas, acompanhado o Presidente da Associação dos feirantes do município Sr. Carlos Joel Dutra de Oliveira, com o objetivo de receber o benefício adquirido.


Criado em 2003, o Programa Arca das letras e desenvolvido pela Coordenação de Ação Cultura, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, junto aos assentamentos das reforma agrário e do Crédito Fundiário, comunidades de agricultores familiares, indígenas e quilombolas. Em Coronel Sapucaia, a Arca das Letras será instalada na sede da Associação-e tem cerca de 200 livros nas áreas de literatura, didáticos, cidadania, meio ambiente, produção rural e saúde e assuntos gerais de interesse das comunidades.  


Com instalação desta Arca das Letras, a comunidade sapucaiense, participara de todo o processo de planejamento, onde indicará assuntos de interesse para a formação dos acervos, também escolherá seus agentes de leitura e o local de funcionamento da biblioteca. Os agentes de leitura são voluntários e recebem a capacitação do MDA para realizar as atividades de empréstimos de livros e de incentivo à leitura na comunidade.


Além do Presidente da Câmara José Segundo Rocha e do Presidente da Associação dos Feirantes Sr. Carlos Joel, também se fizeram presentes no ato entregadas Arcas; Celso Arruda do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Celso Marlei Coordenador do Programa Luz Para Todos, a Secretária Municipal de Educação de Coronel Sapucaia Rosangela Almeida e Sra Mirian Mayer que ambas representaram a comunidade indígena que também foi contemplada com uma biblioteca que será entalada na Aldeia Taquapiri.     

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete