14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Sapucaia: Dr. Segundo homenageia à mulher fronteiriça

2007-03-20 15:54:00

Durante a Sessão Solene em homenagem ao dia Internacional da Mulher, realizada no último domingo dia 11/03, o Presidente da Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, José Segundo Rocha, prestou uma singela homenagem a Sra. Paulina Lopes do Amaral que recebeu o título de mulher destaque do ano.


Dr. Segundo durante o seu discurso na tribuna livre se manteve emocionado o tempo todo durante a homenagem, para Segundo Rocha, entregar um troféu de Mulher destaque do Ano a Sra. Paulina, foi mais do que uma obrigação do município diante dos seus relevantes serviços prestados a comunidade sapucaiense. Dr. Segundo também lembrou a todos que têm pela Dona Paulina e sua família uma enorme gratidão; Haja vista que dona Paulina foi a sua primeira professora substituta, sendo a primeira pessoa que o ensinou a desenhar as primeiras letras. "Hoje eu vejo como foi gratificante tê-la ao meu lado e tantos outros ex-alunos que estão presentes nessa solenidade, é um dos momentos mais especial de nossas vidas, enfatizou Segundo Rocha, lembrou ainda que nos dias atuais existe muitos alunos daquela época que estão formados, cada um com sua profissão seguindo seu próprio caminho, e creio eu que nenhum deles jamais á esqueceu". Finaliza Dr. Segundo.

Histórico:


Paulina Lopes da Amaral nasceu no dia 07 de junho do ano de 1921, na Colônia Bocaja. Filha de Prudenciano Rodrigues Lopes e Natalia de Oliveira Lopes, ambos natural do Rio Grande do Sul. O casal teve 11 (onze) filhos sendo Paulina a quinta filha do casal, com um ano e meio mudou-se para a colônia Mangai onde morou até os 14 anos de idade, mudou-se para a Vila Antonio João para estudar na escola Sampaio Ferraz, casou-se em 1945 com Thomas Aquino do Amaral com quem teve cinco filhos: Elzia, Aldo, Alziro, Aroldo e Alberto. Sendo que Aroldo e Alberto já falecidos.


Em 1948 mudou-se para Fazenda Boa Vista onde lecionou por algum tempo em sua casa, pois na fazenda não havia escola. Só depois que seus filhos estavam na idade escolar é que foi fundada a escola Mista Municipal Boa Vista tendo como professor titular o Sr. Thomas de Aquino do Amaral e a professora substituta a Sra. Paulina Lopes do Amaral. Paulina teve cinco filhos, dose netos e oito bisnetos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete