24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cel. Sapucaia :Câmara concede titulo Mulher Destaque

2007-03-13 14:53:00


A Câmara Municipal de Coronel Sapucaia, através do Presidente José Segundo Rocha, e demais vereadores, realizou neste último domingo dia 11/03 uma Sessão Solene em homenagem ao dia Internacional da mulher.
Foram homenageadas todas as mulheres; e receberão o título de mulher destaque que se destacaram no exercício de suas funções nas seguintes categorias; Política, Saúde, Participação Comunitária, Participação em Entidades Filantrópica, Educação, Profissional Liberal, Empresarial, Funcionaria Pública e Cultura.


A Sessão teve início às 17:00 horas. Comporam à mesa os Vereadores, José Segundo Rocha, Ada da Agripeças, Sandra Luiza Barbosa, Celso Cabral, Carlos Magno Fernandes, Niágara Kraievski, Daniel Lescano, Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante e Ramão Espindola.


O evento contou ainda com a presença de outras autoridades dentre elas, a Vice-prefeita Ivone Paetzold, a primeira Dama Elida Kuasne, a Vereadora Margarida Gaichger do município de Dourados, a Dra. Odila Lange, e a Consejala do município de Capitan Bado Lucila Arguello de Pizzurno que durante o ato representou as demais consejalas e as mulheres paraguaias.


Após abertura dos trabalhos, o Presidente Vereador José Segundo Rocha, passou a Presidência à Vereadora Maria Eloir, a Vice-presidência a Vereadora Niágara Kraievskie, à primeira secretària à Vereadora Sandra Barbosa, por entender que sendo uma sessão solene em homenagem às mulheres nada mais justo que prestigiar a bancada feminina passando a condução dos trabalhos às mulheres que representam  todas as mulheres sapucaienses.


 Ao iniciar os trabalhos a Vereadora Sandra Barbosa, fez e leitura do Projeto de Resolução Nº 002/2006, que instituiu o título de mulher destaque do ano, de autoria dos vereadores Maria Eloir e Ramão Espindola, em seguida a Dra. Odila Lange, declamou um poema sobre as mulheres e em seguida proferiu uma palestra sobre os direitos da mulheres.  O evento contou com apresentação cultural, do músico Luciano   Insaurralde e do poeta paraguaio Pascoal Paredes Fernandes que fez uma singela homenagem a todas as mulheres fronteiriças.  


Durante o evento ambos os vereadores ao fazerem seus discursos, para prestarem suas homenagens a todas as mulheres, além de mencionarem as lutas e conquistas e os sacrifícios que mulher encara dia a dia para alcançar seus objetivos no mundo atual.


 Para a Vereadora Maria Eloir, o objetivo maior desta realização, e o que pretenderam com a celebração deste dia foi chamar a atenção de todos para o papel e a dignidade da mulher, além de levar a uma tomada de consciência do valor da sua pessoa, perceber e valorizar o seu papel na sociedade. E para concluir, queremos contestar, rever preconceitos e limitações que infelizmente ainda continuam sendo impostos à mulher. Para que então possamos estar juntos na mesma busca. Uma sociedade mais justa, em que os valores sejam observados e respeitados de igual pra igual.


Receberam o troféu de mulher destaque do ano na categoria Saúde, A Dra. Nelly Nakagawa e Silva, Farmacêutica e Bioquímica, na categoria Participação Comunitária Sra. Paulina Lopes do Amaral, na categoria ENTIDADE FILANTROPICA: Sra. Claudia Zago. Na categoria EDUCAÇÃO: Prof. Cleide Alves Silva, na categoria POLÍTICA: Vereadora Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, na categoria PROFISSIONAL LIBERAL: Elaine Bordão Espindola, na categoria EMPRESARIAL: Rosilda Geraldelli, categoria FUNCIONÁRIA PÚBLICA: Felipa Paredes, na categoria CULTURA, Marcilene Martins Lescano e representando as mulheres paraguaias a Câmara Elegeu a Sra. Ester Marina Jará Arevalos, que também recebeu o troféu de mulher destaque.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete