12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Centro de Convenções vai ampliar atividade turística da fronteira

2006-12-13 03:00:00

A construção do Centro de Convenções realizada pela Prefeitura de Ponta Porã está gerando uma expectativa de expansão da atividade turística na fronteira. A obra atinge um ritmo mais intenso. O engenheiro Osvaldo Maruyama, um dos responsáveis técnicos pelo desenvolvimento do projeto arquitetônico, explica que, neste momento está sendo executada a primeira etapa da obra que consiste na construção do prédio onde vai funcionar um auditório com capacidade para mais de 200 lugares. Também estão sendo construídas, salas de administração, camarins, palco, um local para recepção, e um saguão.
A área total construída atinge 1.160 metros quadrados. A previsão é de que os trabalhos, desta primeira etapa, sejam concluídos em oito meses. Uma das exigências do Ministério do Turismo, órgão financiador da maior parte do projeto, é que, neste prazo, o local esteja em condições de sediar eventos. O local ainda terá restaurante e mais um espaço com capacidade para abrigar mais de 400 pessoas durante evento cultural de grande porte.
Na segunda etapa do projeto serão construídas áreas de estacionamento, urbanização do local, um espaço para restaurante e ainda um local amplo para a realização de feiras e demais eventos ligados à área empresarial.
O prefeito de Ponta Porã, Flávio Kayatt, considera a construção do Centro de Convenções como um sinal de que o município está se preparando para ampliar as atividades ligadas ao turismo. Ele visitou o canteiro de obras na manhã desta terça-feira, acompanhado por autoridades e empresários ligados ao setor turístico na fronteira: “Entendemos que é necessário explorar melhor o potencial turístico existente na fronteira. Para isso, é importante a diversificação. O turismo de eventos é uma excelente alternativa. Porém, Ponta Porã não conta com um espaço apropriado para a realização de grandes eventos culturais. O Centro de Convenções vai se constituir neste local. É uma obra que irá refletir positivamente na economia local, motivando os empresários e prestadores de serviços a investirem na realização de eventos capazes de atrair mais visitantes”, frisou.
Hoje, Ponta Porã recebe um volume intenso de visitantes diariamente, mas são pessoas que ficam pouco tempo na cidade. É que elas vêm para efetuar compras no Paraguai, um hábito que se transformou na principal atividade turística da fronteira.
De acordo com a Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, a venda de produtos importados para turistas brasileiros movimenta diariamente cerca de 700 mil dólares nas lojas do centro comercial. Nesta época, quando cresce o volume de vendas, a cidade recebe diariamente cerca de 3 mil visitantes.
Porém a fronteira possui outros atrativos que podem representar uma diversificação da atividade turística. É grande a quantidade de locais que podem ser utilizados como pontos do turismo histórico e contemplativo.
Com a construção do Centro de Convenções será possível incrementar a atividade, movimentando diversos setores da economia local. É importante ressaltar o empenho do senador Delcidio do Amaral, parlamentar que, através de emenda do Orçamento da União, assegurou os recursos necessários para a obra.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete