26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

IGUATEMI: Sindicato Rural oferece curso de derivados

2007-03-08 18:01:00

 

O Sindicato Ruralde Iguatemi, através de uma parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), realizou mais um curso destinado aos produtores rurais do município. Este é o segundo curso do ano realizado através da parceira, que prevê ainda a realização de mais vinte e três cursos.


Durante cinco dias quinze pessoas tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas na produção caseira de derivados da mandioca. Foram quarenta horas de aprendizagem com aulas teóricas e práticas. Os participantes tiveram que, literalmente, “pôr a mão na massa” para assimilar todo o conteúdo proposto na dinâmica do curso.


Segundo a educadora do SENAR, Bernardete Ottersbach Nascimento, responsável pela formação, o objetivo principal desse curso é levar os participantes a conhecer e aplicar técnicas adequadas na produção caseira dos derivados da mandioca, participando efetivamente de atividades teóricas e práticas.


Os alunos aprenderam técnicas para a produção de polvilho doce e azedo, farinha de mesa, biscoitos (biscoito doce de polvilho, sequilhos, rosquinha de nata e biscoito de vento), pães, bolos e tortas (pão de mandioca, pão de queijo, bolo de mandioca, cuca, torta salgada e chipa de nata), salgadinhos, como coxinha, croquetes, charutinho, bolinho rápido de mandioca, bolinho da folha de mandioca e doces, como bom-bocado, pudim e beijinho, tapioca e biju.


Além disso, foram abordadas considerações gerais sobre a mandioca (origem, variedades, valor nutritivo e colheita) e cuidados na manipulação de alimentos (higiene pessoal, higiene ambiental, higiene dos vasilhames e segurança no trabalho).Para o presidente do Sindicato Ruralde Iguatemi, José Roberto Felippe Arcoverde, esses cursos só vêm a acrescentar bagagem à vida de cada participante, uma vez que agregam novos conhecimentos e proporcionam oportunidades de ampliação da geração de renda.


O curso foi realizado na Casa da Amizade e contou ainda com a colaboração da mobilizadora do SRI, Maria Gorete Nogueira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete