2007-02-15 05:58:00
Vilson Nascimento
A “Gambiarra” que está sendo realizada nos trechos danificados pelas chuvas de dezembro na rodovia MS 160 que liga Tacuru a Sete Quedas, único acesso pavimentado ao município de Sete Quedas na fronteira com o Paraguai deverá ficar pronta em 15 dias.
A avaliação é do secretário municipal de obras públicas da Prefeitura de Sete Quedas Itacir Comelli que coordena os trabalhos.
Cansados de esperar pelo Governo do Estado que até agora, 50 dias após a tormenta que cortou a rodovia em dois pontos, nas cabeceiras da ponte sobro o Córrego Puitã e no aterro sobre o Córrego Tacuru, os municípios de Sete Quedas e Tacuru, sob riscos de terem a safra de grãos que está em planta colheita comprometidas pela falta de condições de escoamento, decidiram agir por conta própria e realizar a recuperação parcial dos trechos danificados para garantir o restabelecimento do trânsito de veículos de carga pela rodovia.
Para a execução do “Severino” como está sendo chamado por populares o trabalho improvisado, apelido esse dado em alusão ao personagem “Severino” do programa Zorra Total da TV Globo que serve como “quebra-galho” em um set de filmagem, estão sendo utilizados eucalipto e refugos de madeiras retiradas de pontes da região que estavam estocados na sede regional da Agesul em Amambai.
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas da Prefeitura de Sete Quedas a implantação do “quebra-galho” foi autorizada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e inclusive o administrador regional interino do órgão em Amambai, o engenheiro Fausto Carneiro autorizou e acompanha a execução da obra, porém não assina pelo trabalho, o que deixaria os transeuntes em situação delicada em caso de um acidente.
A Meta- Segundo o secretário de obras públicas da Prefeitura de Sete Quedas, Itacir Comelli a meta é reconstruir de forma improvisada, as duas cabeceiras da ponte sobre o Córrego Puitã, onde inclusive uma delas já teria sido concluída nessa quarta-feira e na região do Córrego Tacuru será construído um aterro que permitira, inclusive, a passagem de caminhões e carretas carregadas.