19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Caarapó: Mateus Palma é ´Prefeito Amigo da Criança’

2007-02-15 05:56:00

O prefeito de Caarapó, Mateus Palma de Farias (PR), recebeu no início desta semana o certificado de “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O reconhecimento dá-se em função dos compromissos assumidos pela administração municipal na implementação de políticas em defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Caarapó.
 
De acordo com o psicólogo José Emilson Silva Ortega, secretário municipal de Ação Social e articulador do programa Prefeito Amigo da Criança no município, a Fundação Abrinq avaliou, nessa primeira etapa, se as condições necessárias para a consolidação de políticas públicas municipais para a população infanto-juvenil estão asseguradas pela administração municipal. “São levadas em conta as políticas de saúde, educação, assistência social, a existência do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, orçamento municipal para a infância e adolescência, por exemplo, de forma a credenciar a gestão municipal a participar da segunda etapa do prêmio da Fundação Abrinq”, explica o psicólogo.
 
A segunda etapa consiste na avaliação da evolução dos indicadores sociais de atenção à população infanto-juvenil, com o preenchimento do Mapa da Criança e do Adolescente 2007-2008, que se dará no início do próximo ano.
 
No decorrer da atual gestão, as parcerias foram fortalecidas no município. Segundo Ortega, merece destaque a soma de esforços entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com apoio da sociedade civil, no sentido de fortalecer o processo de construção da cidadania da criança e do adolescente de Caarapó.
 
Sobre o certificado de Prefeito Amigo da Criança, Mateus Palma de Farias declarou que desde o início do seu mandato tem privilegiado a adoção de políticas que promovam a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. “Investir na criança é garantia de um futuro melhor para a nossa sociedade”, afirmou o prefeito. Ele acrescentou que, como administrador público – e com apoio da sociedade civil e dos outros poderes constituídos -, reafirma o compromisso de assegurar o tratamento prioritário das questões ligadas ao segmento infanto-juvenil da população do município de Caarapó.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete