12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Biodiesel já é fabricado no município

2007-02-08 07:16:00

O diretor Executivo da Petrobio – Indústria e Comércio de Equipamentos para Biodiesel Ltda,engenheiro químico, Fabrício Covas, sediada em Piracicaba, montou em Naviraí uma planta piloto de fabricação de biodiesel. O protótipo foi instalado no interior de uma das unidades da Copasul, na saída para o Porto Caiuá, em uma parceria com a Ferticampo, de Dourados, representante da Petrobio em Mato Grosso do Sul.
O equipamento está em funcionamento e produzindo biodiesel, a partir do girassol. Segundo Fabrício o protótipo instaldado em Naviraí tem a capacidade de produção de 600 litros a cada 10 horas.
Segundo Fabrício, a planta piloto de pesquisa foi instalada para mostrar aos cooperados da Copasul, e a todos os interessados de Naviraí e da região, a viabilidade econômica da produção de biodiesel com a utilização da farta matéria-prima regional como o óleo de girassol, de soja, mamona, ou da gordura animal.
“Nós produzimos os equipamentos para biodiesel. Somos uma empresa voltada ao desenvolvimento e comercialização do que existe de melhor em tecnologia de produção para biodiesel, tanto metílico quanto etílico. Temos tecnologias químicas e industriais exclusivas em processos de biodiesel. Este fato nos assegura um lugar na vanguarda deste promissor novo mercado”, explica o engenheiro.
Fabrício acrescenta que a Petrobio possui o único processo comercialmente viável e tecnicamente correto para a produção de biodiesel tanto com etanol quanto com metanol no Mundo, além de ter o custo mundialmente imbatível em suas usinas. As usinas construídas pela Petrobio Biodiesel não exigem metanol ou etanol de alta pureza. Todas elas trabalham com etanol e/ou metanol anidros comerciais sendo assim verdadeiras Usinas de Biodiesel Flex. (ao contrário das exigências de metanol e etanol de alta pureza de outros fabricantes no mercado).
Ao falar das separações de fase feitas pelo protótipo, Covas resumiu que é possível agregar valor, durante o beneficiamento, com isso, separar a glicerina (que tem alto valor comercial fixado em dólar), o biodiesel e ainda aproveitar o farelo. “Portanto, não há desperdício de nada. Tudo é aproveitado e, sendo que é obtido um produto final da melhor qualidade e, sobretudo, sem impactos ambientais, comum para se obter o mesmo produto no sistema de beneficiamento e produção convencionais”.
Uma fabriqueta de biodiesel da Petrobio, com capacidade para produção de aproximadamente 10 mil litros/dia de biodiesel está orçada em R$ 320 mil. “Estamos prontos para atender a demanda que o cliente apresentar. A Petrobio está pronta para atender aos requisitos de empreendimentos no ramo de biodiesel de qualquer porte e em qualquer lugar do Brasil e do mundo mantendo inclusive presença nos EUA, Panamá, Portugal, Holanda e Alemanha”, garantiu o industrial.
Fabrício Covas informou que a Petrobio projeta e implanta plantas de biodiesel em empreendimentos para atender desde ao pequeno agricultor, que quer ficar menos dependente do petróleo e ter uma renda maior com a venda para distribuidoras, até o grande produtor e/ou empreendedor que deseja se tornar uma grande “player” no jogo dos combustíveis no Brasil. “Podemos viabilizar seu negócio neste mercado e fazer com que a coisa toda flua da maneira mais suave possível, economizando tempo, dinheiro e borrecimentos. Fazemos negócios para nossos clientes fazerem negócios”, destacou o diretor da Petrobio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete