24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Enchente coloca Eldorado em situação de emergência

2007-02-06 15:39:00

A prefeita de Eldorado, Mara Caseiro (PDT), publicou ontem, o Decreto nº. 754/2007 declarando em situação anormal, caracterizada como “Situação de Emergência”, a área do município afetada pela enchente do rio Paraná e inundação gradual que está sendo registrada no distrito do Porto Morumbi, 20 quilômetros da cidade.
Ao assinar o decreto a prefeita esclareceu que a enchente vem afetando diretamente 80 famílias que residem no distrito de Morumbi e, principalmente, impactando a única atividade produtiva das famílias, sendo a produção de tijolos e lajotas através de 12 olarias artesanais.
O problema se agravou ainda mais em conseqüência da abertura das comportas da Hidrelétrica Sérgio Motta. Em um rápido levantamento, apresentado pela gerente municipal Marta Maria Araújo, pelo menos 100 pessoas dependem diretamente da produção dos tijolos. Essas pessoas estão paradas há praticamente 60 dias e sem receber nenhum tipo de auxílio.
A maioria está tendo que recorrer a trabalhos de “bóia-fria” nas fazendas para garantir o sustento das famílias. Ao justificar o Decreto, a prefeita Mara Caseiro ressalta que a abertura das comportas da usina “resultaram em danos materiais e ambientais, com prejuízos econômicos e sociais”. O documento destaca ainda que a possibilidade de agravamento do problema, tendo em vista a elevação gradual do nível da água do rio Paraná.
A enchente não provocou alagamento apenas nas olarias, mas também em residências ribeirinhas, todas localizadas no distrito de Morumbi, naquele município. Os “pequenos oleiros” são os mais prejudicados com a enchente. Eles reclamam da dificuldade e da falta de ajuda do poder público.
Além disso, contaram que estão vivendo um outro problema mais sério ainda com a fiscalização e intervenção do Ibama. Eles têm prazo para deixar essa área, onde estão há mais de 20 anos e acreditam que isso pode ser o caos para todas esses profissionais que só utilizam mão-de-obra familiar na atividade.
As olarias estão localizadas dentro de uma área de preservação ambiental, o Parque Nacional Ilha Grande, e provocando danos, com a retirada de argila. Diante dessa realidade, a prefeita explica que o município está adquirindo uma nova área para que os oleiros possam continuar com a atividade, mas ainda depende do resultado dos exames na argila existente nesse local, para concretizar a aquisição.
Com o decreto de estado de emergência a prefeitura poderá buscar recursos para auxiliar as famílias que estão sendo prejudicadas com a enchente, junto à Defesa Civil do Estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete