29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Duas indústrias devem se instalar este ano no município

2007-02-05 08:57:00

O Município de Ponta Porã inicia o ano de 2007 com notícias animadoras relacionadas ao projeto de industrialização. Este ano devem entrar em operação duas fábricas: a de fécula de mandioca e de macarrão. A primeira está sendo instalada às margens da rodovia que liga Ponta Porã a Antônio João.            É um empreendimento que visa aproveitar uma das principais características da economia local: a existência de uma grande quantidade de pequenas propriedades, especialmente nos assentamentos, que podem suprir o fornecimento de matéria-prima.
            A construção da planta industrial já foi iniciada e, os empresários já adquiriram a maior parte dos equipamentos e máquinas necessários para transformar a mandioca em fécula.
O outro empreendimento encontra-se num estágio mais avançado. A Fábrica de Macarrão Glória Porã está sendo instalada numa área industrial no distrito de Sanga Puitã. O empresário Pedro Batista do Nascimento Neto informa que o empreendimento deverá concluir sua primeira etapa ainda no primeiro semestre. “Estamos construindo uma área de 600 metros quadrados para produzir macarrão num primeiro momento. Serão produzidos macarrão cortado e fresco. Depois, numa segunda etapa, vamos dobrar o tamanho da unidade industrial para também produzir biscoitos”, assegura.
            A indústria deverá produzir mensalmente, nesta primeira etapa, 500 toneladas de macarrão. Toda a produção deverá ser consumida no mercado local e ainda exportada para outros estados e países do Mercosul.
            O investimento deverá gerar, segundo ele, 45 empregos diretos. “Nossa vontade é oferecer vagas à população local, especialmente os moradores de Sanga Puitã. Vamos, em parceria com o Município, promover a capacitação necessária para que estas pessoas possam trabalhar na fábrica”, enfatiza o empresário.
            Ele também expõe que a empresa terá uma filial na cidade de Araçatuba. O objetivo é ampliar a área de atuação da empresa tornando-a uma marca conhecida nacionalmente.
INDUSPORÃ
            Pedro também faz questão de enfatizar que está apostando em Ponta Porã por causa do potencial existente na fronteira. “O principal atrativo, neste caso, é o apoio que estamos recebendo. A Prefeitura tem buscado atrair investimentos industriais oferecendo benefícios como ajuda na construção da unidade industrial. Estamos sendo beneficiados por isso”, garante, acrescentando que outro ponto positivo e determinante para a instalação da empresa em Ponta Porã foi a criação do Indusporã, um Programa que incentiva os investimentos no município.
Através dele, os empresários recebem apoio como benefícios fiscais, assessoramento nos trâmites burocráticos (como os procedimentos relacionados à obtenção de licenças ambientais), maquinário para serviços de construção da base da planta industrial e até a doação de terreno.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete