23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Fazenda Santo Antônio é garantida para os sem-terra

2007-02-01 13:19:00

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República formalizou ontem a liberação do assentimento para a finalização do processo de compra pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) da Fazenda Santo Antônio, no município de Itaquraí. Na área 1,5 mil famílias de trabalhadores rurais sem-terra aguardam o assentamento.
A demora na concessão do assentimento para que o Incra pudesse negociar e efetuar o pagamento pela área aos proprietários, é o que estava barrando o processo de assentamento das famílias, que há meses aguardam a decisão abrigadas na lateral de rodovias da região próxima à Fazenda.
A notícia sobre a liberação do assentimento foi repassada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS) que acompanha de perto o impasse para a aquisição da Fazenda, que será destinada para a reforma agrária. O processo de compra estava atravancado devido à decisão do MDA(Ministério do Desenvolvimento Agrário), que emitiu um parecer contra o assentimento alegando que por se tratar de uma região de fronteira, os títulos expedidos pelo Estado nos anos 50 não teriam validade e a propriedade da terra seria então ilegítima.
O assentimento foi concedido depois que a AGU (Advocacia Geral da União), que possui status superior à Procuradoria do Incra, se manifestou pela regularidade do processo, alegando que transação está correta. “Com este assentimento o Incra já pode concluir a fase final de compra, e a transação financeira com os proprietários poderá ser realizada. A partir de agora resta apenas o trâmite burocrático para que estas famílias sejam assentadas. O nosso trabalho e nossa ajuda no Senado já foi feita”, revelou o senador, comemorando a vitória na conquista do assentimento.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete