20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Jango Cardinal condecorado presidente de honra

2007-01-31 15:34:00

Mais de quatrocentas pessoas participaram na manhã de domingo do ato solene em homenagem ao pioneiro João Manoel Cardinal (Jango) no recinto do Restaurante Rodeio, no Parque de Exposições ‘Alcindo Pereira’, sede do Sindicato Rural de Ponta Porã. Na oportunidade, Jango Cardinal recebeu o título de Presidente de Honra do Sindicato Rural, comenda aprovada por unanimidade pelos diretores e associados da entidade. O cerimonial esteve à cargo do engenheiro Josiel Quintino dos Santos.


A abertura do evento foi feita pelo atual presidente do Sindicato Rural, Ronei Silva Fuchs, que pediu um minuto de silencio em respeito à morte da advogada Michella Paes Martins, ocorrida em Campo Grande. Em seguida foi apresentado um vídeo sobre a vida de Jango Cardinal e sua participação na luta sindical patronal rural na região de fronteira, onde fundou várias entidades de classe.


Figuras expressivas do sindicalismo rural se fizeram presentes, como os ex-presidentes da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) Silvio Mendes Amado e seu filho José Armando Amado, além do atual presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior, do secretário da Federação, Dácio Queiroz Silva, deputado federal Waldemir Moka e vereador Adãozinho Dauzacker, de Ponta Porã.


O secretário municipal de Governo e Comunicação, Eduardo Campos, representou o prefeito Flávio Kayatt na solenidade. Estavam presentes ainda familiares do homenageado, entre eles o ex-senador Zanete Cardinal, filho mais velho de Jango, diretores do sindicato e os ex-presidentes da entidade Ramão Ney Magalhães, Francisco Byron Loureiro Medeiros, Abílio Furtado de Lima e Moacir Belmonte de Souza.


Coube aos presidentes da Famasul, Ademar Silva Júnior e do Sindicato Rural, Ronei Silva Fuchs, juntamente com Silvio Amado e o deputado Moka, entregar o título de Presidente de Honra a Jango Cardinal. O jornalista Carlos Monfort fez a entrega de uma lembrança ao homenageado. Além de Jango, a mesa foi composta também pelo tenente-coronel Carlos Penteado, comandante do 11º RC Mec (Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã) e Vandir Caramori, diretor da Sicredi local.


O presidente do Sindicato Rural de Amambai, Cristiano Bortolotto e o ex-presidente do Sindicato Rural de Aral Moreira, Bento Marques prestigiaram o evento. Após a entrega das homenagens, o produtor rural André Cardinal Quintino falou em nome dos netos e bisnetos de Jango Cardinal, destacando o fato do avô ser "um homem que goza da admiração e do respeito de todos, por ser um exemplo a ser seguido".


Ele disse que cresceu vendo o avô avançar dia após dia, superando dificuldades e mantendo-se como esteio da família, "ensinando a todos aqueles que quisessem aprender". Afirmou que se sentia orgulhoso em poder expressar sua admiração e assegurou que se para a família, Jango é alicerce inabalável, "para mim é o melhor exemplo que poderia ter na vida".


Para ele, que via o avô como um grande homem pelos seus atos, "hoje o vejo como gigante, pelo que representa em nossa sociedade". Emocionado, André Cardinal revelou que cresceu e vive "com o melhor professor que se poderia ter". Segundo ele, com Jango Cardinal foi possível aprender o sentido do trabalho, "do espírito de união, da capacidade de vencer desafios, de criar novos horizontes e de dar o que é justo a quem de direito".


Como sucessor de Jango Cardinal no Sindicato Rural, André Cardinal Quintino disse estar pronto para dar sua parcela de contribuição na jornada que o avô começou e que espera ter a mesma capacidade que Jango teve "para dar continuidade à sua luta pela classe produtora rural da região, através do nosso Sindicato Rural de Ponta Porã". André foi um dos mais aplaudidos pelos convidados.


Zanete Cardinal, filho mais velho de Jango, falou em nome do pai para dizer que Jango dedicava a honraria que estava recebendo "a todos os que estão aqui neste dia, pois cada um tem um pedacinho desta homenagem". Citou os precursores da Família Cardinal que vieram enfrentar as dificuldades da fronteira, e falou da importância da produção rural para o país: "Sou engenheiro, gosto de fazer cálculos, e digo que para a fome ser zero a produção tem que ser dez, pois se a produção for sete, três é fome".


O pecuarista Ramão Ney Magalhães falou em nome dos ex-presidentes do SRPP, traçando o caminho da associação rural à cooperativa, embrião do Sindicato Rural de Ponta Porã. Citou fatos importantes, como a segunda ‘invasão gaúcha’ à região e figuras memoráveis para a classe ruralista, entre elas Astúrio Marques e Fahd Jamil, com o qual fundou a Sociedade Hípica de Ponta Porã. "Do alto dos seus 94 anos, Jango Cardinal usa tecnologia, mas não abre mão de ser ele a dar a última palavra", frisou.


O ex-presidente da Famasul, Silvio Amado, 88 anos, falou do período em que, logo após a fundação do Sindicato Rural de Ponta Porã, recebeu a visita de Jango Cardinal, que queria revigorar a entidade ruralista da fronteira. "Jango foi lá em Campo Grande, não sei quem falou prá ele que eu entendia de sindicato, não entendo, fiz reuniões com os produtores daqui e tive esse poder de dar uma mão para reavivar o Sindicato Rural de Ponta Porã", lembrou.


Representando o prefeito Flávio Kayatt, Eduardo Campos disse que naquele momento Kayatt lhe havia pedido para trazer à Família Cardinal e a Jango "o seu abraço fraternal, caloroso e amigo, em reconhecimento à forma com que a família que ajudou a construir a história de Ponta Porã". Campos pediu ainda que Jango recebesse o seu "sincero respeito".


De acordo com Eduardo, a homenagem é um agradecimento pela história de luta, trabalho e esperança de Jango, na certeza de que "ainda haveremos de construir um país, um estado, um município melhor através do sindicato rural". Para ele, a homenagem estava sendo feita "à história viva de Ponta Porã", e que o município "reconhece esse débito de gratidão com Jango Cardinal".


Waldemir Moka abriu seu discurso afirmando que "se Sílvio Amado não entende de sindicato, não sei quem pode entender". Para ele, mais importante que a homenagem a Jango é o seu caráter. "A família Cardinal é conhecida em toda região de fronteira". O deputado se dirigiu ao sucesso de Jango, André Cardinal Quintino, afirmando que ele vai ter que carregar o peso de ser neto de Jango Cardinal.


"Não vai ser fácil, pois com 94 anos, ‘seo’ Jango não perdeu a tenacidade, o caráter, a conduta que é um exemplo", frisou. Moka lembrou que o país começa exatamente na fronteira, e que são homens como Jango Cardinal "que cuidaram  e cuidam da extensão e da riqueza deste país".


Também usou a palavra para saudar Jango Cardinal o presidente da Famasul, Ademar Silva Júnior. "Trago o abraço e o reconhecimento da classe produtora de Mato Grosso do Sul", afirmou. Comovido por encontrar três gerações de produtores no evento, Ademar disse que Sílvio Amado "é pai do sindicalismo do Estado" e que a geração de Jango Cardinal "dá exemplo à terceira geração que está chegando ao sindicalismo rural".


Se incluiu na nova geração ao lado de André Cardinal Quintino e Dácio Queiroz Silva. "Essa geração tem que se espelhar no exemplo deste homem, pois Jango é o alicerce e a você, André, que considero da mesma geração nossa, digo que suceder estes grandes homens não é fácil", ponderou.


Segundo Ademar, a nova geração tem que trazer esse exemplo determinação, força e esperança em acreditar num Mato Grosso do Sul melhor. "Antes eles só podiam contar com a força, a esperança e o trabalho deles, hoje eu gostaria de poder fazer um pouco do que fizeram pelo Sindicato Rural de Ponta Porã", concluiu.


 


Ao encerrar os pronunciamentos, o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Ronei Silva Fuchs, lembrou que o primeiro produtor a levá-lo ao Sindicato rural foi José Paes e que depois teve participação na fundação do Sindicato Rural de Antônio João, a pedido do pecuarista Pio Silva, do filho dele, Dácio Queiroz Silva e do pecuarista Oswaldo de Almeida Mattos (Guaiaca).


Falou de sua trajetória para chegar à presidência do Sindicato Rural de Ponta Porã, da preocupação de Jango Cardinal com o futuro do sindicalismo rural e disse estar feliz com o fato de estar na presidência do sindicato para entregar o título ao homenageado. "Essa família continuará muito bem representada na pessoa do André Cardinal Quintino", concluiu.

Após a solenidade a família e o sindicato ofereceram um churrasco aos convidados, seguido de um bolo em comemoração ao aniversário de Jango Cardinal (30/01), quando estaria completando 94 anos de idade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete