19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Usina pronta em Iguatemi tem licença ambiental suspensa e demite 600 operários

2007-01-28 09:34:00

O usineiro Nelson Donadel, disse em Naviraí, que já mobilizou advogados e pretende recolocar em funcionamento a Destilaria centro Oeste (Dcoil), em Iguatemi. A usina está pronta para entrar em funcionamento e teve cancelado a licença ambiental cassada pelo Instituto de Meio Ambiente Pantanal por recomendação do Ministério Público Estadual de Iguatemi. Ele disse que tem agido de forma correta e afirma – “ninguém tem mais consciência ecológica e social e ambiental do que eu no setor sucro-alcooleiro, e minha usina que ainda está em construção já tem implantado os avanços que usinas que estão ativas no mercado há 25 anos nem sequer iniciaram a implantação”.
Nelson Donadel cita como exemplo um dique de contenção para eventual vazamento de até 100 mil litros de álcool, que começou a executar ao redor dos quatro tanques, com capacidade para 5,5 milhões de litros cada um. Segundo ele, “é uma prática avançada que nem sequer a Petrobrás utiliza”. “Eu não cometi nenhum crime ambiental, então porque querem impedir o trabalho?”, questiona o empresário naviraiense que investiu em Iguatemi.
Donadel disse que fez e está cumprindo o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Plano de Controle Médico e de Saúde Ocupacional, projeto paisagístico, programa de tratamento de efluentes, projeto de geração e tratamento de resíduos sólidos e líquidos e que tem a licença emitida pelo Corpo de Bombeiros de Naviraí, além de afirmar que está cumprindo com todas as exigências trabalhistas, que tem a maior área de reserva permanente do município de Iguatemi e que têm preservadas todas as nascentes de córregos e rios utilizados pela usina.
Ele afirma que não conhece nenhuma usina no Brasil que não tenha localização próxima de um rio, mas declara que escolheu uma área alta, muito distante do rio Amambaí (2,5 mil metros da divisa com Naviraí), para facilitar a distribuição por canais de declividade, que podem facilitar a ferti-irrigação e não oferece nenhum risco.Usina dá aviso prévio para 600 operários
Por causa dos problemas causados com o cancelamento da licença ambiental, a usina anunciou aviso prévio a 600 pessoas. A pedido da Promotoria de Justiça da Comarca de Iguatemi, o Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap) determinou a paralisação das atividades de instalação até regularização do empreendimento. Cabe ao órgão o licenciamento e revisão de atividades potencialmente poluidoras e que coloquem em risco o meio ambiente.
Desde o início da semana, membros das comunidades de Naviraí (onde moram a maioria dos canavieiros e operários da usina Dcoil) e de Iguatemi estão preocupados com a situação dos mais de 600 trabalhadores, que receberam a promessa de ser recontratados logo após haver a resolução dos problemas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete