Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 11 de Dezembro de 2018 às 13:08

André Nezzi e Gordo da Tigre serão diplomados e empossados hoje à noite em Caarapó

Clique na Imagem para ampliá-la

André Nezzi e Gordo da Tigre quando comemoravam resultado das eleições extemporâneas de 25 de novembro, em Caarapó. Foto: Dilermano Alves

A Justiça Eleitoral marcou para as 18h desta terça-feira a diplomação do prefeito eleito André Nezzi (PDT) e do vice-prefeito Leônidas Ignácio Moreno, o Gordo da Tigre (DEM), em solenidade no fórum da comarca. Nezzi e Gordo foram eleitos no dia 25 de novembro, em eleição suplementar, realizada no município em razão do afastamento, pela Justiça, do prefeito Mário Valério (PR) e Martim do Posto (DEM), que venceram as eleições regulares de 2016.

De acordo com o cerimonial do Tribunal Regional Eleitoral, a solenidade de diplomação será presidida pela juíza Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira, em substituição legal na 28ª Zona Eleitoral. O ato terá ainda a participação do promotor da Justiça Eleitoral, Arthur Dias Júnior.

André Nezzi e Gordo da Tigre foram eleitos com 10.554 votos no pleito extemporâneo de 25 de novembro passado. Os números representam 87,95 dos votos válidos. A Coligação União Trabalho e Prosperidade, encabeçada por Nezzi, do PDT, e Gordo da Tigre, do DEM, foi integrada por dez partidos, tendo ainda PRB, PP, PT, MDB, PSB, PR, PSDB e PTC, e derrotou o ex-prefeito Elzo Cassaro (Avante) e o vice Jurandir (PV), da Coligação Todos por Caarapó, que obtiveram 1.446 votos, o equivalente a 12,05% dos votos válidos.

Diplomação

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da Junta Eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições. No caso de eleições presidenciais, é o TSE que faz a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma fica a cargo dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Posse dos eleitos ocorrerá depois da cerimônia de diplomação

A presidência do Poder Legislativo municipal de Caarapó agendou para as 19h desta terça-feira, logo após a diplomação dos eleitos, a posse do prefeito André Nezzi e do vice Gordo da Tigre. Com o ato, que ocorrerá na Câmara Municipal, Nezzi deixa de assinar como prefeito interino e passa a ser prefeito municipal, em decorrência do resultado das eleições extemporâneas de 25 de novembro e do reconhecimento da Justiça Eleitoral, através da diplomação.

André Nezzi e Gordo da Tigre terão mandato de dois anos e estarão nos respectivos cargos até 31 de dezembro de 2020. “Junto com o Gordo da Tigre, queremos fazer uma administração voltada aos interesses de todos, sem qualquer distinção. Vamos buscar as parcerias necessárias para podermos construir uma cidade que gere bem-estar para todos”, disse o prefeito André Nezzi.

 
Fonte: Caarapó News

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Região

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.