25.6 C
Amambai
terça-feira, 19 de março de 2024

Delegacia Regional da Polícia Civil está próxima da realidade em Amambai

2018-11-13 20:17:00

Vilson Nascimento

Uma luta antiga das autoridades e da sociedade local, que é trazer para Amambai uma Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC), nunca esteve tão perto de se tornar realidade.

No que tange a segurança pública o município já é sede de três órgãos que atendem toda a região, como é o caso da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), o 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB) e o recém-instalado 2º Subgrupamento da Polícia Militar Ambiental (2º GPMA) e a vinda de uma Delegacia Regional de Polícia Civil vai concretizar ainda mais a posição de Amambai como cidade polo regional.

Hoje Amambai e municípios como Tacuru, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia e Aral Moreira são área de cobertura já longínqua e carregada de trabalho Delegacia Regional de Ponta Porã, o que em muitos casos resulta na demora e em desconforto em relação ao atendimento, principalmente em relação a perícia técnica e a liberação, por parte do IMOL (Instituto Médico Odontológico Legal), de corpos de pessoas vítimas de mortes não naturais como acidentes e homicídios, por exemplo.

A instalação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Amambai traria para o município, consequentemente para mais perto dos demais municípios da região, um conglomerado de serviços como Núcleo de Perícia, a Delegacia da Mulher (DAM) e o IMOL, dando uma resposta mais rápida e eficiente, tanto para a população de Amambai como para os moradores dos demais municípios da região, inclusive nas ações de prevenção e investigações de crimes.

Na semana passada o prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira (PSDB) e o presidente da Câmara Municipal local, vereador Dilmar Dalvane Bervian (DEM), estiveram reunidos com o delegado regional adjunto de Ponta Porã, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria e com dos delegados de Polícia Civil em Amambai, Dr. Pedro Ramalho, titular da Delegacia local e Dra. Larissa Serpa, delegada adjunta, discutindo a questão.

Procurado pela reportagem do grupo A Gazeta, o prefeito destacou que a busca pela Delegacia Regional da Polícia Civil para Amambai nunca esteve tão avançada.

Segundo Dr. Bandeira a criação da Regional já foi aprovada pelo CSPC (Conselho Superior da Polícia Civil) em Mato Grosso do Sul e a Prefeitura de Amambai também já assinou a um protocolo de intensão encaminhado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, em Mato Grosso do Sul (SEJUSP/MS) oferecendo apoio logístico para a instalação da DRPC.

Para Dr. Bandeira, que é médico e já chegou a atuar como legista em Amambai, a vinda da Delegacia Regional, que depende do aval do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) que tem, em suas ações demostrado atenção especial para a região, será uma grande conquista para a população, tanto de Amambai como de toda a região.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Sicredi de Amambai celebra o Dia Internacional da Mulher com evento especial

Raquel Fernandes No último dia 8 de março, o Sicredi...

Valter Brito renuncia ao cargo de vereador em Amambai

Vilson Nascimento Investigado por supostas irregularidades em processos de licitação,...

Exército ativa Esquadrão em Iguatemi, com a presença do prefeito e general da brigada

Solenidades militares marcaram, na manhã desta terça-feira, dia 12...

Prefeito envia ofício à ANEEL solicitando esclarecimentos sobre quedas de energia em Paranhos

Em documento que será entregue à distribuidora e encaminhado...

Enquete