14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudante de escola municipal de Caarapó conquista prêmio nacional

2018-08-17 11:07:00

O estudante Rafael da Silva conquistou, no ano de 2017 – quando cursava  o 7º ano na Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos – o 2° lugar na Etapa Nacional do concurso Prêmio MPT na Escola – 2017, na modalidade desenho, com a gravura “Dois caminhos: Por onde andam seus pés? ”. O trabalho foi desenvolvido com a orientação da professora Adriana Regina Amorim e da coordenadora Seila Marin Alves.

 

O concurso, idealizado pelo Ministério Público do Trabalho, contou com a adesão e o apoio da Prefeitura Municipal de Caarapó, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com o objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção e combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

 

A Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos desenvolveu, em sala de aula, no decorrer do ano de 2017, o Projeto MPT na Escola, que resultou na participação da escola na disputa do Prêmio MPT na Escola – 2017, onde foram julgados os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos estudantes, conforme proposto pelo Ministério Público do Trabalho.

 

Prêmio MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola – iniciativa do Ministério Público do Trabalho – consiste em um conjunto de ações voltadas para debates sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente.

 

 Em 2011, foi reconhecido pelo Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho como um dos projetos estratégicos da instituição, sendo batizado como MPT na Escola – o que deu projeção nacional à iniciativa, que tem conseguido atingir seus principais objetivos, como conscientizar a sociedade por meio da comunidade escolar, romper barreiras culturais, mitos e fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Diante do resultado, a comunidade escolar parabeniza o estudante Rafael da Silva, a professora-orientadora Adriana Regina Amorim, a coordenadora Seila Marin e todos os demais envolvidos no projeto por esta brilhante conquista. “É, sem dúvida, uma grande conquista, não só para o aluno, mas também para o município, tendo em vista a importância da mensagem transmitida à sociedade através do trabalho desenvolvido”, destacou o prefeito Mário Valério (PR), que recepcionou o aluno premiado e representantes da Escola Cândido Lemes dos Santos, na última segunda-feira (13), no Gabinete do Prefeito.

 

A secretária municipal de Educação, Ieda Maria Marran, acompanhou o dirigente caarapoense nos cumprimentos ao estudante. Parabenizo o Rafael e todos os demais envolvidos no projeto. A educação é o caminho para a erradicação do trabalho infantil e para tantos outros problemas que prejudicam o futuro de nossas crianças e adolescentes. Este resultado revela o talento dos nossos estudantes e a dedicação de seus professores e dos gestores escolares”, destacou a secretária.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete