Gazeta de Amambaí


Segunda-Feira, 30 de Julho de 2018 às 23:01

MP orienta pais contra fake news e imunização em Caarapó

A cidade que fica a 283 quilômetros de Campo Grande tem cerca de 28 mil habitantes. (Foto: Caarapó News) A cidade que fica a 283 quilômetros de Campo Grande tem cerca de 28 mil habitantes. (Foto: Caarapó News)

Diante da diminuição no número de crianças vacinadas, anualmente, em Caarapó, o Ministério Público Estadul no município, alerta pais de crianças menores de cinco anos, a atualizar a imunização dos filhos.

A orientação também instrui os moradores a não compartilharem as “Fake News” (notícias falsas) contrárias às vacinas. Pratica que é um dos fatores da diminuição na cobertura imunológica atualmente, no país. Quanto mais crianças são protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinadas ou não – ficarem doentes.

A vacinação é um direito da criança e dever dos país, estabelecida em lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a “obrigatoriedade da vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias e, em razão disso, é um dever dos pais e responsáveis legais levarem as suas crianças até o posto de saúde mais próximo de suas residências para a vacinação”.

O Ministério Público também atuará em conjunto com a Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Educação, na cidade no intuito de exigir dos pais e responsáveis legais a apresentação da carteira de vacinação atualizada das crianças matriculadas nas creches municipais.

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca na cidade, ressalta que não cabe aos pais decidirem se vão ou não vacinar os filhos, já que a falta de vacinação da criança por simples omissão ou negligência poderá acarretar, inclusive, a aplicação de medidas específicas de proteção, dentre elas, a busca e apreensão e o acolhimento institucional, até a regularização da vacinação.

Fonte: Campo Grandenews

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Região

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.