13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Caarapó realiza encerramento do "Maio Amarelo"

2018-06-25 11:12:00

Os parceiros do Novimento Maio Amarelo promoveram na última quinta-feira (21) o evento final da mobilização, que teve atividades durante todo o mês de maio em Caarapó. O encerramento aconteceu neste mês de junho porque na data prevista, fim do mês passado, a prefeitura estava de portas fechadas por conta da greve nacional do caminhoneiros.

 

As atividades do evento final foram concentradas na Praça Central de Caarapó, com participação de autoridades locais, a exemplo da secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, que representou o prefeito Mário Valério (PR), o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Professor Pontinha (PT), o chefe do Departamento Municipal de Transporte e Trânisro, Pedro Dáuria, a sargento Bruna, que representou o comando da Polícia Militar local, o comandante do Corpo de Bombeiros de Caarapó, tenente-coronel Humberto José Sepa de Matos Filho, os vereadores Marinalva de Souza Farias da Costa (DEM), Cido Santos (PSDB) e Manoelito Bagaceira (PDT), além de secretários municipais, diretores escolares, coordenadores, professores e público em geral.

 

O evento foi marcado por apresentações culturais realizadas por crianças da educação infantil municipal – Alô, criança, do Centro Municipal de Educação Infantil Dona China, e Atravessar a rua, com alunos do CMEI Aristides Maciel da Silva, com enfoque no respeito às regras de trânsito.

 

Na serquência, equipes do Corpo de Bombeiros fizeram a simulação de um atendimento a acidente de trânsito, com o passo a passo de resgate da vítima.

 

O movimento

campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de mobilização e conscientização para redução de acidentes no trânsito e nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

 

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir pela metade os acidentes de trânsito em todo o mundo. Também neste mês acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela. Neste ano de 2018, a campanha teve como tema: “Nós somos o trânsito”.

 

Em Caarapó, vários foram os eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Departamento Municipal de Trânsito (Demtrat), Detran, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

As atividades alusivas ao Movimento Maio Amarelo aconteceram de 1° a 31 de maio com a participação das  Escolas Municipais e Estaduais e  Centros Municipais de Educação Infantil.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete