21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Vereadora Maria Eloir pedeinstalação de câmeras de ré nos veículos de transporte escolar

2018-03-28 22:01:00

Mediante aprovação da Indicação Nº 070/2018, a vereadora Maria Eloir Flores Rodrigues Vilante, solicitou ao Prefeito Rudi Paetzold, com cópia a Secretária Municipal de Educação, Maria Eva Gauto Flor Eringer, para que faça a aquisição e instalação de câmeras de ré nos veículos de transporte escolar e que exija o mesmo da empresa terceirizada de transporte que fornece o serviço para o município.

Ao discutir o ter dessa indicação, a vereadora disse que a obrigatoriedade desses novos equipamentos passou a vigorar em 1º de janeiro de 2018 e está prevista na resolução 504/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que passou a ser exigida praticamente em todos os estados neste início de ano.

A câmera de ré possibilita que o condutor tenha visão clara do que ocorre até dois metros antes e depois do veículo, minimizando significativamente os riscos de atropelamento, sobretudo das crianças.

“Sabemos que as crianças correm sérios riscos de acidentes, pois os motoristas não tem visão sobre os que atravessam atrás dos ônibus, tornando uma situação preocupante tanto para a direção das escolas, quanto para as famílias dos alunos, mesmo que o filho não usufrui do transporte escolar não estão livre de acidentes, uma vez que no alvoroço ao sair da escola também estão em risco. Desta forma solicito ao Poder Executivo que determine a aquisição e instalação desses equipamentos agora considerados de segurança”.

“Temos conhecimento que segundo a resolução do Contran os veículos têm até agosto de 2018 para adequarem-se as normas, mas estamos nos referindo a vidas e necessitamos dessa prevenção com urgência”. Finaliza a vereadora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete