Gazeta de Amambaí


Segunda-Feira, 08 de Janeiro de 2018 às 13:19

Diretor presidente do Prev Caarapó, faz balanço positivo do instituto

Clique na Imagem para ampliá-la

O diretor presidente municipal do Prev Caarapó, Airton Carlos Larsen. (Foto: Cido Santos)

Cido Santos

A frente do instituto desde 2012, no cargo de Diretor presidente, o funcionário publico municipal de carreira, Airton Carlos Larsen, faz balanço positivo do instituto desde da sua criação até o momento a tranquiliza todos os servidores municipais.

O INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE CAARAPÓ-MS é o Regime  Previdência Social, de caráter obrigatório aos servidores efetivos e foi estabelecido pelo Ente Federativo em 2011 e tem por finalidade básica proporcionar aos seus segurados e dependentes o amparo da previdência social assegurada constitucionalmente aos servidores públicos.

O Regime próprio de previdência social dos servidores públicos Municipais de Caarapó/Ms-PREVCAARAPO, Foi criado através de Lei complementar municipal 050/2012.

Atualmente  contribuem com  o (RPPS)  Regime Próprio de Previdência Social -  PREVCAARAPÓ , 916 servidores vinculados a Prefeitura e 12 servidores da Câmara municipal e, é essa contribuição do segurado e do Ente Federativo que visa e tem a responsabilidade de assegurar a manutenção de um fundo capaz de efetuar os pagamentos dos benefícios previdenciários  sempre que os segurados necessitarem.

Em 2017 o PREVCAARAPÓ concedeu-se 17 benefícios de aposentadorias e 02 benefícios de pensões por morte, além dos diversos benefícios de licenças saúde e salário família. Atualmente o PREVCAARAPÓ possui 88 aposentados e 41 pensionistas.

A administração do PREVCAARAPÓ é composta e realizada por três diretores (diretor presidente, Diretor financeiro e diretora secretário e de benefício) além de dois conselhos (administrativo e fiscal) e conta ainda com um comitê de investimentos.

Todos os seguimentos da administração do PREVCAARAPÓ, vem buscando administrar o RPPS, de forma que o equilíbrio financeiro seja capaz e autossuficiente na concessão de seus benefícios.

Em 2017 embora tenha acontecido muitas adversidades de ordem econômica e política a nível nacional, como a desaceleração da economia, queda de juros, além da dificuldade do Governo Federal ter encontrado em aprovar a reforma da previdência, os investimentos do PREVCAARAPÓ vem apresentando bons resultados onde Até o momento, a carteira está cumprindo a Meta Atuarial, que está estipulada em IPCA + 6,00% , e há uma perspectiva de conseguirmos uma rentabilidade de 14,61% ao final do exercício de 2017.   

Todos os recursos disponíveis do PREVCAARPÓ, estão aplicados em fundos de renda fixa e seu PL – patrimônio líquido ultrapassa os 18.000.000,00 (dezoito milhões).

Embora 2017 ter sido um ano atípico aos anos anteriores concluímos que foi um ano de muitas conquistas e decisões essenciais em benefício ao PREVCAARAPÓ e, aproveitamos para tranquilizar todos os segurados dizendo que tanto a diretoria quanto aos conselheiros que representam os servidores, tem tomado medidas duras e cabíveis em proteção e preservação dos recursos previdenciários. Lembramos também que todas as informações de receitas e despesas estão à disposição de todos os servidores além de estarem inseridos no site da Secretaria de Previdência Social e Tribunal de Contas MS, e aos dos demais órgãos de controle e de fiscalização do recursos públicos.

É oportuno o meu agradecimento a todos os conselheiros , membros do comitê de investimentos pela atuação e decisões tomadas no ano de 2017 e reforçar o nosso compromisso com todos os segurados deixando-os a disposição para nos procurarem para possíveis questionamentos e esclarecimentos que se fizerem necessários e aproveitar para dizer e  reforçar que todos os anos temos realizado uma assembleia de prestação de contas onde todos os servidores são convidados mas a presença tem sido abaixo das nossas expectativas e, esperamos em 2018 possamos contar com presença de todos em nossa assembleia.

Lembramos e reforçamos também que em fevereiro de 2018 teremos eleição para os cargos de conselheiros e em abril para os cargos de diretores, ficando assim todos convidados a participarem, obedecendo a legislação vigente. 

Por fim, desejamos um natal abençoado a todos e um ano novo cheio de realizações.         

Fonte: Assessoria

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Região

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.