Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 24 de Novembro de 2017 às 16:20

Programa Busca Ativa Escolar é lançado em Caarapó

Clique na Imagem para ampliá-la

Secretária de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran discursa no evento. Fotos: Divulgação

A Prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, realizou na manhã da última quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores, o lançamento da iniciativa ‘Fora da escola não pode! Busca Ativa Escolar.

Participaram do evento a secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, que no ato representou o prefeito Mário Valério, o vereador Aparecido Santos, representando o presidente da Câmara de Vereadores, André Nezzi, o vereador Gilson José da Silva o “Gilsinho”, a vereadora Marinalva de Souza Farias da Costa, a secretária de Assistência Social, Carolina Silva Carvalho, a coordenadora operacional do Busca Ativa no município, Edlene Ricci, o tenente da polícia militar, Alan Regis Marques, o diretor presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Caarapó - MS – PREVCAARAPÓ, Airton Carlos Larsen, diretores e coordenadores das instituições educacionais das redes municipal e estadual de ensino, técnicos das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e Saúde.

Na oportunidade, a secretária Ieda Marran explicou para o público presente que, no município de Caarapó, a busca ativa escolar das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, que estão fora da escola, será desenvolvida por meio de ações realizadas pelas secretarias municipais de Educação, Assistência social e Saúde, visando conscientizar diferentes atores responsáveis pela inclusão escolar, e também a sociedade em geral, sobre o problema da exclusão escolar, para garantir assim, o direito de aprender de cada criança e adolescente.

“Será realizado um minicenso, por meio de preenchimento de fichas de cadastramento das famílias, realizados pelos agentes comunitários de saúde. As fichas preenchidas serão encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação que, em parceria com os demais órgãos e secretarias parceiras, farão o encaminhamento para a efetivação das matrículas”, explicou Ieda.

Conforme a coordenadora de Educação Básica, Iracilda Moreira Lomba, existem hoje 2.802.259 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola no Brasil. “No município de Caarapó, 1.380 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola. Garantir que cada criança e adolescente esteja na escola – e aprendendo – é, hoje, um dos principais desafios do País”, afirmou.

“O engajamento de todos é fundamental para vencer este desafio. Assim, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM desenvolveram a Busca Ativa Escolar que é uma das estratégias do Fora da Escola Não Pode!, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para garantir que cada criança e adolescente esteja na escola e aprendendo, contribuindo, assim, para atender ao que determina o Plano Nacional de Educação (metas 1, 2 e 3)”, finalizou Iracilda Moreira Lomba. 

Fonte: Caarapo News

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Região

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.