19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Prefeitura de Caarapó prepara cemitério para o Dia de Finados

2013-11-01 15:59:00

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Caarapó executou uma série de serviços no Cemitério São João para preparar o local para o Dia de Finados. O Dia dos Mortos é celebrado neste sábado (2).

De acordo com o secretário Jorge Tadeu Lopes, as dependências do cemitério receberam pintura nova e limpeza geral. A capela ecumênica recebeu serviços de reforma.

Na manhã de quinta-feira (31), durante vistoria aos serviços, o prefeito Mário Valério (PR) disse que reverenciar a memória dos mortos é uma “questão de respeito para com os entes queridos que já partiram desta vida”. “O local onde jazem os restos mortais dessas pessoas precisam receber o cuidado necessário, não só nessa ocasião, mas durante todo o ano”, observou, acrescentando que a Secretaria de Serviços Urbanos tem cuidado do cemitério de forma permanente.

Valério informou que, neste ano, a prefeitura delimitou um espaço para os ambulantes que pretendem atuar nas proximidades do cemitério. Eles deverão se instalar na calçada da quadra da Escola Rui Barbosa, defronte à Rua Santos Dumont. Não será permitida a comercialização de produtos nos portões do cemitério. “É uma forma de regulamentar a comercialização de produtos, como velas e flores, de modo a organizar as vendas e atender a todos, sem causar grandes transtornos ou dificultar o acesso dos visitantes”, afirmou o prefeito de Caarapó.

Dia de Finados
O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados – conhecido ainda como Dia dos Mortos no México – é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny, Santo Odilon, em 998, pedia aos monges que orassem pelos mortos.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete