26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeito Mário Valério entrega casas de projeto de habitação rural em Caarapó

2017-10-31 22:01:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), entregou na última sexta-feira (27) 12 unidades do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) construídas no município. A ação beneficia famílias do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o objetivo de reduzir o êxodo rural e proporcionar mais qualidade de vida, moradia e dignidade aos cidadãos de menor poder aquisitivo.

Para executar o programa em Caarapó, foram firmadas parcerias com o governo federal, por meio da Caixa Econômica, governo do Estado (Secretaria de Habitação), Federação e Cooperativa da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (FAF/Coophaf), Sindicato Rural de Caarapó e Agência de Desenvolvimento Agrário (Agraer). Foram aplicados no projeto R$ 485,4 mil, entre recursos federais, estaduais e municipais.

Em discurso, o prefeito Mário Valério afirmou que o homem do campo, especialmente o agricultor familiar, merece o olhar especial do Poder Público. “A nossa administração tem feito um atendimento direcionado à zona rural, beneficiando os produtores com a oferta de estradas de qualidade, de modo a facilitar o escoamento da sua produção”, destacou. Em relação ao programa de moradia para a zona rural, o prefeito de Caarapó disse que outra etapa do PNHR deverá ser iniciada em breve, com a construção de outras 22 unidades.

A solenidade de entrega das casas do PNHR foi prestigiada pelo deputado estadual João Grandão (PT), vice-prefeito Martim Araújo (DEM), presidente da Câmara de Vereadores, André Nezzi (PDT), vereadores Gilberto Segóvia (PSDB), Gilsinho (PSDB), Pipoca (DEM), Bagaceira (PDT) e Marinalva (DEM), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcio Barbosa Rodrigues, presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar (Coophaf), Aparecido Falconery, assistente social da Coophaf, Isabel Meneguni, presidente da Federação de Agricultura Familiar, Paulo César Faria, coordenador regional do governo do Estado, Inácio Espíndola, gerente da agência da CEF de Caarapó, Carlo Fabrício Florindo, Henrique Minoru Iwahata e Roberto Nakayama, representando a Agraer, além de beneficiários do PNHR e convidados.

PNHR

O Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, através da Lei 11.977/2009 e com a finalidade de possibilitar ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando/ampliando/concluindo uma existente. Para fazer parte do programa, o trabalhador rural ou agricultor familiar deve procurar uma entidade organizadora, que formará grupos de beneficiários interessados a participarem do Programa junto à Caixa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete