15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Prefeitura de Caarapó mantém em dia repasses financeiros para universitários

2017-10-26 18:11:00

Os repasses de recursos financeiros que a prefeitura faz para a Associação dos Universitários de Caarapó (Unicap) estão rigorosamente em dia. Os valores servem para auxiliar os estudantes nas despesas com transporte, que é feito por ônibus fretados pela entidade, para o percurso diário entre Caarapó e Dourados – ida e volta.

A verba total anual é de R$ 320 mil e, neste ano, será paga em oito parcelas mensais de R$ 40 mil, conforme Termo de Colaboração n° 016/2017, celebrado entre a Prefeitura e a Unicap na data de 23 de maio deste ano, com validade até dezembro.

Pagamentos em dia

Logo após a assinatura do Termo (23/05), ocorreu a publicação do documento (25/05). A primeira parcela foi paga em 29 de maio. A segunda, em 23 de junho; a terceira, em 25 de julho; a quarta, em 30 de agosto; e a quinta, em 29 de setembro. As três parcelas finais deverão ser quitadas nas datas previstas.

De acordo com o prefeito Mário Valério (PR), o apoio aos universitários tem o objetivo de ajudar os estudantes a cursar uma faculdade. “A gente sabe das dificuldades enfrentadas pelos estudantes para realizar o sonho de ter um curso de nível superior. Assim, mesmo que não seja nossa obrigação, estamos dando o nosso apoio”, destacou o dirigente caarapoense, sublinhando que é competência do município manter a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no âmbito do Ensino Fundamental.

“Ao Estado cabe manter o Ensino Médio e o Ensino Fundamental”, acrescenta o prefeito de Caarapó, observando ainda que a União é responsável pelo ensino de nível superior. “Portanto, a nossa contribuição aos universitários de Caarapó se dá de forma voluntária, sem constituir uma obrigação nossa”, observou o mandatário.

De acordo com a Unicap, existem em Caarapó cerca de 460 estudantes universitários integrados à instituição, que cursam o nível superior em Dourados e são atendidos por dez ônibus de três empresas privadas fretados que fazem o transporte diário nos períodos matutino, vespertino e noturno. Ainda conforme a instituição, a Unicap está em dia com as empresas em relação aos compromissos financeiros. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete