32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Entidades do agronegócio buscam maior presença no parlamento europeu

2017-10-25 12:02:00

A maioria dos parlamentares da União Europeia não conhece a realidade da agropecuária brasileira e acaba tendo relacionamento com entidades do agronegócio que defendem os interesses dos produtores europeus, o que resulta em uma barreira para um maior entendimento sobre as condições que tornam a produção no Brasil sustentável e competitiva.

O alerta foi feito pelo Embaixador na União Europeia, Everton Vargas, que recebeu nesta terça-feira (24/10), em Bruxelas, representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), da Aprosoja Mato Grosso, da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e do Serviço Florestal Brasileiro (SRB) do Ministério do Meio Ambiente.

Soja brasileira

De acordo com a Aprosoja Brasil, a comitiva está na Europa nesta semana para promover as ações de sustentabilidade da soja brasileira e apresentar os avanços da implementação do Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural. A Europa é o principal mercado para o farelo de soja do Brasil, com uma participação de 56% do total processado.

“Acabamos de ouvir o Embaixador Everton Vargas comentando sobre a necessidade de nossas associações e entidades estarem com mais frequência no Parlamento Europeu. A imagem que eles têm aqui não é positiva. Precisamos estar mais presentes para que a conversa não seja feita por terceiros”, disse após o encontro o presidente da Aprosoja Brasil, Marcos da Rosa. Um dos objetivos de produtores e processadores é justamente mostrar aos consumidores europeus como é possível conciliar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais do país.

“Estamos aqui trazendo dados da Embrapa que mostram que 66% da vegetação nativa brasileira estão protegidas. Nenhum outro país tem as mesmas condições de produção que o Brasil. Precisamos de estratégias de divulgação dos nossos produtos mostrando que a sustentabilidade do nosso agronegócio se tornou exemplo para o mundo”, afirmou Marcos da Rosa.

Agronegócio brasileiro na Europa

O 4º Road Show teve início nesta segunda-feira (23/10) com a visita à Embaixada brasileira em Londres. Além de Bruxelas, o grupo irá também às cidades holandesas de Amsterdã e Roterdã, onde haverá um Congresso que é realizado anualmente com todas as indústrias da Europa. Além de Marcos da Rosa, integram a comitiva Nelson Piccoli, Ricardo Arioli, Cristiane Sassagima Neves e Chantal Gabardo, da Aprosoja Mato Grosso, Fabio Trigueirinho e Bernardo Pires, da Abiove, e Raimundo Deusdará Filho, do SFB. 

Legislação ambiental mais rígida

Um estudo elaborado pelo Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio (CPI/ NAPC), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), divulgado na última semana, revelou que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rígidas entre os principais países exportadores de produtos agropecuários.


Dos sete países analisados, o Brasil é o que possui as regras mais rígidas de proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP) em propriedades privadas, por exemplo. Enquanto a maioria dos países examinados permite algum grau de manejo sustentável dos recursos florestais e autoriza a prática de agricultura nessas áreas, no Brasil, as APP devem ser compostas por vegetação nativa e não pode haver exploração econômica de seus recursos florestais. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete