21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Piscicultura é alternativa econômica para pequenos produtores de Caarapó

2017-10-02 15:17:00

A criação de peixes pode se tornar uma excelente alternativa econômica para os pequenos produtores de Caarapó. Essa é a opinião do prefeito Mário Valério (PR), que está buscando parceria com a Coordenadoria Federal de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para o desenvolvimento de projetos de piscicultura no município.

 

Para debater o assunto, e mostrar o potencial de Caarapó para a atividade, foi realizado no fim do mês passado, na sede da Câmara de Vereadores, o I Encontro Regional de Piscicultura de Caarapó, comandado pelo coordenador de Pesca e Aquicultura em Mato Grosso do Sul, César Moura. O evento, que enfocou a inclusão e a reorganização da piscicultura em Caarapó, atraiu mais de 50 pequenos produtores rurais do município, interessados no tema.

 

“A ação serve de embrião para a implantação de projetos de piscicultura, atendendo a demanda de pequenos agricultores rurais que têm o interesse de inserir ou expandir essa atividade em suas propriedades, considerando que Caarapó possui um grande potencial hídrico para a piscicultura”, justificou o prefeito Mário Valério na ocasião.

No encontro, o coordenador César Moura apresentou aos produtores uma proposta de trabalho para alavancar a produção local, que contemplará a oferta de máquinas e equipamentos. O passo inicial deverá ser a elaboração de projetos técnicos para análise da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura. A partir daí será dado andamento ao processo, com intervenção da prefeitura, que dará todo o suporte técnico-logístico para a implantação dos projetos, partindo do diagnóstico inicial, passando pela preparação dos tanques até a comercialização de produtos,segundo compromisso do Poder Executivo municipal de Caarapó.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária,I Encontro Regional de Piscicultura de Caarapó teve a presença do corpo técnico que acompanhará a elaboração e desenvolvimento dos projetos de piscicultura, o engenheiro Agrônomo Dióis Moreira de Souza, o engenheiro ambiental Gustavo Becker e o veterinário Fabricio Ortoncelli, além do prefeito Mário Valério, do presidente da Câmara de Vereadores, André Nezzi (PDT), vereadores Luiz Macarrão (DEM), Cido Santos (PSDB), Manoelito Felix Bagaceira (PDT), Gilberto Segóvia (PSDB), Professor Pontinha (PT) e Manezinho (DEM). Também participaram o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcio Barbosa, o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Alexandro Aparecido, o representante da Agraer, Henrique Minoru Iwahata, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Aldecir Roberto Fernandes, e o representante do Sindicato Rural, Odilson Bandeira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete