24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prefeito Mário Valério autoriza obra de cobertura da quadra de esportes da Guarda Mirim de Caarapó

2017-09-27 14:11:00

A Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó (FETAC), realizou de 11 à 15 de setembro  a 2ª Jornada Acadêmica do Curso de Pedagogia. O evento que aconteceu em paralelo à semana acadêmica de Ciências Contábeis e Administração – teve sua abertura no plenário da Câmara Municipal com outros cursos e depois continuou na sede da faculdade.

 

Este ano, a jornada acadêmica de Pedagogia contou com a participação de professores da Rede Estadual, a Coordenadora o Curso Técnico Normal Médio da Escola Estadual Professora Cleuza Apª. Vargas Galhardo Alexandra Lopes e dos alunos do Normal Médio, além de acadêmicos da Unigran – numa parceria com a Unigranet. 

 

Na abertura do evento a Secretária Municipal de Educação Ieda Maria Maram, versou sobre a importância da realização de eventos dessa natureza no município, bem como firmou o apoio à faculdade FETAC.

 

O reitor da Instituição Antonio Marcos Veras de Souza fez a abertura e agradeceu a presença dos alunos, professores e visitantes. “Quero agradecer a presença de todos, e parabenizar a coordenação e os acadêmicos pela realização desta jornada que vai proporcionar debates, discussão, palestras e oficinas, como meio de despertar o senso crítico e construtivo em vários temas” disse Veras.

 

 

Na primeira noite os acadêmicos participaram de uma palestra motivacional oferecida pelo Sicredi com o conferencista motivacional, consultor de empresas na área de Vendas: Marcos Monteiro Pulga, um dos maiores palestrantes do país, que falou sobre – desafios, conhecimentos, habilidades, atitudes, sonhos e determinação.

  

 

A Coordenadora  do curso de Pedagogia Juliana Rubim também deu as boas vindas aos participantes e falou das expectativas do curso que em breve irá inserir novos profissionais no mercado de trabalho.

 

Rubim disse que o evento superou as expectativas. “Tivemos uma jornada acadêmica cheia de temas pertinentes ao curso e aos atuais debates educacionais cujo objetivo figura em despertar discussões e interação entre os palestrantes e a turma – então podemos dizer que alcançamos nossos objetivos” disse a coordenadora.

 

Durante a Jornada Pedagógica tivemos além das apresentações culturais a presença da Professora Dra. Cristiane Pereira Peres – UEMS/Dourados que nos brindou com o tema  “Educação Inclusiva”. O Psicólogo Helivelton Queiróz que dissertou sobre “O olhar da Psicanálise para a formação docente”.

 

Também tivemos a presença da Professora Me.  Kelly Mara Dorneles  dialogando sobre o tema: Autoria Indígena na Literatura Infantojuvenil. E na sequência a Professora Luciene Barbosa Vitor de Lima da Rede Municipal de Educação de Caarapó/MS com o tema: “Deficiência Múltipla e Surdicegueira: compreensão de conceito e valorização das diferenças humanas”.

 

 

Na quinta feira contamos com a Professora da Rede Municipal de Caarapó/MS: Carla Callegari que ministrou uma oficina de Artes intitulada “A magia da construção das cores: arte do pigmento”.

 

E para finalizar a jornada, contamos com a presença da Professora Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damázio – Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Educação – FAED, que dialogou sobre a importância da formação docente e a Professora Dr. Marcia Viegas Batista – UFGD/ FACULDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA com o tema: “O currículo e a Prática na Educação Infantil”.

 

 A coordenadora de Pedagogia finaliza afirmando que “as discussões travadas no âmbito da formação docente vão muito além dos limites de uma sala de aula. Falar sobre Formação de Professores e dissertar sobre a constituição dos Saberes da Docência devem figurar no cenário da formação inicial dos acadêmicos de um curso de Pedagogia como uma forma de reflexão acerca dos intrincados processos de construção da Identidade Profissional do Professor”.

""

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete