21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Mário Valério afirma que "futuro do país passa pela educação"

2017-09-01 16:00:00

O prefeito de Caarapó, Mário Valério (PR), participou na manhã desta sexta-feira (1°) da cerimônia de abertura da Semana da Pátria, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes defronte à prefeitura. O evento reuniu dirigentes, servidores da educação, alunos e professores do Centro Municipal de Educação Infantil Armando Campos Belo.

Em rápido discurso, Mário Valério disse que “o sentimento de liberdade continua vivo em nossos corações. E independência passa pela educação. A educação liberta. Pela educação, somos capazes de conquistar o nosso futuro”, acrescentando que “é com esse pensamento que iniciamos as comemorações da Semana da Pátria. Dizendo a todos que educação é prioridade na nossa administração. Queremos que cada criança, cada adolescente, cada jovem veja na educação o caminho do futuro, a fim de que cada um possa realizar os seus sonhos, sonhos de uma vida digna, ao lado das famílias”.

Mário Valério disse ainda que acreditar ser possível mudar o Brasil., “país de tantas denúncias, corrupção, escravização do seu povo”. E continuou: “Mas creio que é possível mudar esse quadro, se cada um, com ética e moral, cumprir o seu papel social. É possível sim construir o país dos nossos sonhos. E a construção do País dos nossos sonhos passa pela educação”, conclamando a todos “para, juntos, passar o Brasil a limpo, começando por Caarapó”.

No texto de abertura da solenidade, compilado pela Secretaria de Educação e Esportes, a ênfase são os ideais de liberdade e independência. “Em 7 de setembro de 1822, acontecia um grande fato histórico: o Brasil libertava-se de Portugal, para tornar-se um país independente. O Grito do Ipiranga despertou no coração dos brasileiros a sensação de liberdade e sentimentos de patriotismo nacional. E ainda hoje esses sentimentos se renovam nas comemorações do Dia da Pátria”, diz o texto. “Hoje iniciamos a Semana da Pátria e devemos fazer uma grande reflexão: o país que queremos e sonhamos precisa ser construído. Ainda estamos construindo a dita independência”.

Exaltando a educação, o texto afirma que “o nosso amor pela Pátria passa indiscutivelmente pela boa, autêntica e profunda educação. Para que os sonhos e as aspirações mais elementares de muitos brasileiros se tornem realidade, precisamos acreditar e fazer valer os valores éticos e morais. Precisamos acreditar que será somente pela educação que poderemos conquistar nossa plena Independência. Precisamos valorizar mais a educação, pois será por meio dela que poderemos contribuir ainda mais com nossa Cidade, Estado e País”.

“Uma educação com qualidade é o que garante a formação do cidadão, de um povo conhecedor e merecedor de seus direitos e deveres, construtores de ações que minimizam as desigualdades e constroem um país onde todos participem das decisões e dos benefícios para uma vida digna, direito de todo brasileiro”. E finaliza: “No município de Caarapó, as instituições educacionais buscam educar e preparar para o exercício da cidadania numa sociedade onde todos conhecem, respeitam e exercem seus direitos e deveres”.

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete